Conheça o carro mais "barato" da história!

Na onda da Black Friday, conheça o Smith Flyer, o carro que tem o recorde de ser o mais econômico e barato da história!

Finalmente chegou uma das datas mais esperadas do ano, a Black Friday é uma tradição anual em que todos esperam aquela sexta-feira especial, parar algo tão desejado. Isso vale para objetos simples, eletrônicos e até com carros. Mas agora surge uma dúvida, em meio a tantos descontos e ofertas, qual foi o carro mais barato da história?

(Foto: Modelo de um Smith Flyer, popularmente conhecido como Red Bug (Inseto Vermelho))

O CARRO MAIS BARATO DA HISTÓRIA

Esse carro foi o Smith Flyer, também conhecido como Red Bug (significa “inseto vermelho”, o nome se dá por sua aparência), o automóvel foi criado nos Estados Unidos, produzido de 1916 a 1919 pela Impresa A. O. Smith Company. Seu preço médio na época era de US$ 125 até US$ 150.

SUAS CARACTERISTICAS

O Smith Flyer era um veículo pequeno, simples e leve, projetado com dois assentos e uma estrutura de madeira que servia como chassi e base. Seu motor a gasolina compacto era montado em uma quinta roda na parte traseira, impulsionando o veículo para frente. A distância entre eixos era de 1.575 mm, as rodas tinham 20 polegadas de diâmetro, e a largura do veículo era de 762 mm. A partida do motor ocorria com a roda ligeiramente suspensa, sendo abaixada pelo condutor por meio de uma alavanca quando o motor estava em funcionamento, dando início ao movimento do veículo.

Além das rodas, o carro também podia ser equipado com esquis para uso no inverno. Em ambos os casos, a velocidade máxima atingia de 40 a 48 km/h.

(Foto: Modelo de um Smith Flyer 1916)

MUDANÇAS

Em 1918, a Briggs & Stratton adquiriu os direitos de produção e passou a fabricar o veículo sob seu próprio nome. O novo proprietário melhorou o motor de várias maneiras, aumentando o diâmetro do cilindro e instalando um ímã volante no sistema de ignição.

Em 1925, os direitos de produção foram transferidos para a Automotive Electric Services Corporation (AESC), que continuou a fabricar o Flyer até que não houvesse mais motores disponíveis. Posteriormente, uma versão com acionamento elétrico foi introduzida, usando o motor de arranque de um carro Dodge, montado junto à bateria na parte traseira do veículo, transmitindo a potência por meio de uma correia de transmissão para a roda traseira direita. A produção persistiu pelo menos até 1928.

O Flyer da Briggs & Stratton, está registrado no Guinness World Records como o carro mais econômico já comercializado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Rally no Asfalto leva segunda edição

Reviva os melhores momentos da segunda edição do Rally no Asfalto, promovida pela Federação Paulista de Antigomobilismo (FPA). A largada aconteceu no vibrante bairro do Tatuapé, durante o tradicional Encontro Mensal de Antigos e Especiais, reunindo apaixonados por clássicos e raridades sobre rodas. O destino foi a charmosa cidade de Mogi das Cruzes, onde o residencial Monterey Ville abriu suas portas para receber os participantes em clima de celebração, marcando também a 5ª edição do Encontro Monterey Ville, igualmente apoiada pela FPA.

Leia mais »

10° EBAA e a Celebração da história automotiva em Lindóia

ntre os dias 19 e 22 de junho de 2025, a cidade de Águas de Lindóia, estância turística do interior paulista, foi novamente o epicentro do antigomobilismo nacional. O 10º Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA) ocupou a tradicional Praça Adhemar de Barros e suas imediações, oferecendo uma programação rica e diversificada que encantou colecionadores, entusiastas e turistas. Realizado há uma década, o encontro consolidou-se como o maior e mais importante do gênero na América Latina, celebrando a história da indústria automotiva e o culto à preservação de veículos que marcaram época.

Leia mais »

Rally no Asfalto leva segunda edição

Reviva os melhores momentos da segunda edição do Rally no Asfalto, promovida pela Federação Paulista de Antigomobilismo (FPA). A largada aconteceu no vibrante bairro do Tatuapé, durante o tradicional Encontro Mensal de Antigos e Especiais, reunindo apaixonados por clássicos e raridades sobre rodas. O destino foi a charmosa cidade de Mogi das Cruzes, onde o residencial Monterey Ville abriu suas portas para receber os participantes em clima de celebração, marcando também a 5ª edição do Encontro Monterey Ville, igualmente apoiada pela FPA.

Leia mais »

10° EBAA e a Celebração da história automotiva em Lindóia

ntre os dias 19 e 22 de junho de 2025, a cidade de Águas de Lindóia, estância turística do interior paulista, foi novamente o epicentro do antigomobilismo nacional. O 10º Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA) ocupou a tradicional Praça Adhemar de Barros e suas imediações, oferecendo uma programação rica e diversificada que encantou colecionadores, entusiastas e turistas. Realizado há uma década, o encontro consolidou-se como o maior e mais importante do gênero na América Latina, celebrando a história da indústria automotiva e o culto à preservação de veículos que marcaram época.

Leia mais »
plugins premium WordPress