Homenagem aos Antigomobilistas na Câmara Municipal de Goiânia
Na noite de ontem, 9 de setembro, a Câmara Municipal de Goiânia foi palco de uma cerimônia especial: uma sessão solene em homenagem com recebimento do Diploma de Honra ao
Muito antes do renomado Porsche 911 ganhar vida, a história da marca já era moldada por outro modelo icônico: o Porsche 356. Produzido entre 1948 e 1965, este veículo não apenas colocou a Porsche no mapa automobilístico, mas também estabeleceu um padrão de excelência e inovação que perdura até hoje. Em 1948, na planta de Gmünd, na Áustria, nasceu o primeiro Porsche 356, inspirado no lendário Type 64. Este cupê pioneiro apresentava um chassi desenvolvido especificamente para abrigar um motor VW de 1.086 cm³, capaz de gerar 40 cv. Diferente do modelo que o inspirou, o 356 trazia motor e tração traseiros, características que o aproximavam dos populares Fuscas da época.
A segunda geração do 356, lançada em 1949, trouxe a versão conversível, mantendo o design original. Entre 1948 e 1950, 47 unidades do chamado 356 Gmünd foram produzidas. No entanto, com a crescente demanda, a produção foi transferida para uma fábrica maior em Zuffenhausen, no subúrbio de Stuttgart, Alemanha. Este movimento marcou o início de uma nova era para a Porsche, com o motor original de 1.1 litro sendo eventualmente substituído por um propulsor de 1.4 litro, junto com melhorias estruturais significativas.
Um marco importante na trajetória do 356 foi a introdução do Speedster em 1955, uma versão mais leve que conquistou rapidamente o mercado norte-americano. Este sucesso pavimentou o caminho para que a Porsche se consolidasse como uma das maiores fabricantes de carros esportivos do mundo.
O ápice da linha 356 foi atingido em 1963 com a produção do 356B 2000 GS Carrera 2. Este modelo destacava-se por seu motor de 2.0 litros, quatro cilindros, capaz de produzir 130 cv a 6.200 rpm e 16,5 kgfm de torque. Com 3.980 metros de comprimento e pouco mais de 1.000 kg (1.010 kg) de peso, o Carrera 2 tornou-se um dos mais potentes e renomados da série 356.
A produção do Porsche 356 foi encerrada em 1965, dois anos após o lançamento do aclamado Porsche 911. Assim, o 356 não apenas marcou o início de uma gloriosa trajetória para a Porsche, mas também preparou o terreno para que a marca continuasse a inovar e a se destacar no competitivo mundo dos carros esportivos.
Este ano em um evento realizado na Califórnia chamado, Cars & Coffe HOT VWs, a Federação Paulista de Antigomobilismo (FPA) esteve presente, representado pelo nosso presidente Thiago Beilstrein. O evento contou com a participação de inúmeros nomes importantes na cena automotiva e antigomobilista, profissionais e especialistas.
No evento, destacaram-se os representantes da Flat Collection, uma loja brasileira especializada em Volkswagen e Porsche, e André Takeda, empresário e especialista em clássicos Volkswagen. Ambos foram fundamentais ao convidar a FPA para o evento. A Flat Collection e André Takeda estão atualmente envolvidos na fabricação de uma réplica da icônica Porsche 356R, produzida no Brasil e exportada para os Estados Unidos. O progresso do projeto da Porsche 356R pode ser acompanhado no Instagram (@p356r).
Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Na noite de ontem, 9 de setembro, a Câmara Municipal de Goiânia foi palco de uma cerimônia especial: uma sessão solene em homenagem com recebimento do Diploma de Honra ao
No Brasil, o Dia da Independência não é apenas um momento para relembrar a história do país, mas também para celebrar ícones que, de certa forma, representam um pedaço importante
O Volkswagen Variant, mais conhecido como VW 1600, é um verdadeiro ícone na história automotiva brasileira. Lançado em dezembro de 1968, o modelo rapidamente se destacou no mercado, conquistando um
Av. Conselheiro Carrão, 484 – Sala 2
Vila Carrao, São Paulo – SP, 03402-000