Federação Paulista de Antigomobilismo

A História da Fórmula 1

Um esporte que nasceu fadado a crescer e despertar paixões!

Aposto que todo amante de carro, ou ama, ou conhece um amigo que ama os campeonatos de F1. Com a temporada se iniciando neste mês, os amantes do esporte estão com um prato cheio em mãos, podendo torcer para os seus pilotos favoritos. Mas você já se perguntou, quando surgiu esse intrigante esporte? É isso que vamos te mostrar dessa vez!

(Foto: Nino Farina 1950)

A HISTÓRIA

A F1 foi criada pela Federação Internacional de Automobilismo em 1950. A intenção do campeonato, era unificar as diversas corridas que já ocorriam ao redor do mundo, porém com um certo padrão e multinacional.

O nome representa justamente isso, “fórmula”, pois todas as equipes deviam seguir um único padrão de carro, para que a competição tivesse um certo controle. Porém “seguir um modelo” não tirava a liberdade dos engenheiros, pois dentro dessa fórmula a equipe pode fazer modificações internas no carro, buscando sempre um melhor desempenho e vantagem em relação aos outros carros.

A PRIMEIRA CORRIDA

A primeira corrida de fórmula 1 oficial, ocorreu no dia 13 de maio de 1950 na Europa, mais especificamente no circuito de Silverstone na Inglaterra, o grande vencedor foi Nino Faria, um Italiano que pilotava um Alfa Romeo, que concorria com diversas grandes marcas, como a Ferrari e Mercedes. (Um mês antes, um campeonato de F1 foi realizado na França, porém este não fez parte do campeonato oficial).

Durante os primeiros anos, os Italianos dominaram o campeonato, porém a partir de 1954, Fangio (um piloto argentino), levou uma sequência de títulos para casa, e pilotando diversos modelos, passou por Maserati, Alfa Romeo, Mercedes e Ferrari, garantindo títulos até 1957 sequencialmente.

(Foto: Primeiras edições na década de 1950)
(Foto: A evolução dos carros)

Sobre o local das corridas, as 3 primeiras ocorreram na Europa e nos EUA, porém em 1954, a pista estava localizada na Argentina. A vez do Brasil foi em 1972, onde pela primeira vez, o campeonato de Fórmula 1 ocorreu no autódromo de Interlagos.

O primeiro veículo a se destacar da maioria, foi o de Jack Brabham, que ganhou em 1959 e 1960 com seu Cooper. O diferencial de seu carro, era principalmente o motor na parte traseira, pois no início, os carros seguiam um modelo “Pré-Guerra”, por conta de um déficit automobilístico causado pela Segunda Guerra Mundial, levando os engenheiros a seguir um certo padrão eficiente, porém deixando a inovação de lado.

(Foto: Batalhas nas pistas entre Prost e Senna, década de 80 e 90 popularizou o esporte)
(Foto:Senna do Brasil, ídolos que ajudaram no crescimento esporte, mesmo após a morte)

HOJE EM DIA

A Fórmula 1, é um esporte que nasceu fadado a crescer nessas dimensões, uma corrida que reúne as melhores marcas e os melhores pilotos, não teria como dar errado. Hoje em dia, o esporte conta com cerca de 1,50 Bilhões de apaixonados por carros que acompanham cada temporada, e diversos pilotos que se tornaram ídolos até após a morte.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Renault se inspira nos anos 70

O mundo do automóvel sempre esteve em constante evolução, mas alguns designs parecem desafiar o tempo, evocando emoções e paixões mesmo décadas após seu lançamento. O Renault 17, um clássico francês dos anos 1970, foi um desses carros que conquistou admiradores por seu design único e esportividade. Agora, o modelo renasce em uma versão moderna e sustentável, batizada de “R17 Electric Restomod”, que une o charme vintage ao futuro da mobilidade elétrica.

Leia mais »

Homenagem aos Antigomobilistas na Câmara Municipal de Goiânia

Na noite de ontem, 9 de setembro, a Câmara Municipal de Goiânia foi palco de uma cerimônia especial: uma sessão solene em homenagem com recebimento do Diploma de Honra ao Mérito aos antigomobilistas da região, reafirmando a importância desse movimento cultural para a cidade e o país. A celebração já faz parte do calendário oficial de Goiânia, graças a uma iniciativa do vereador Lucas Kitão, ele mesmo um entusiasta dos veículos clássicos e membro da Associação dos Proprietários de Carros Antigos de Goiás (APCAR), filiada à Federação Paulista de Antigomobilismo (FPA).

Leia mais »

VW Variant 1971 em condição de 0km

O Volkswagen Variant, mais conhecido como VW 1600, é um verdadeiro ícone na história automotiva brasileira. Lançado em dezembro de 1968, o modelo rapidamente se destacou no mercado, conquistando um lugar cativo no coração dos brasileiros ao lado de lendas como o Fusca e a Kombi. Recentemente, o renomado caçador de raridades, Reginaldo de Campinas, fez uma descoberta que causou um verdadeiro frisson entre entusiastas e colecionadores: uma VW Variant 1971 em estado de 0km, com apenas 3 mil quilômetros rodados.

Leia mais »

Antigomobilismo patrimônio da UNESCO

A Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA) desempenhou um papel crucial nessa valorização histórica. Ao longo dos anos, a FIVA tem trabalhado incansavelmente para preservar e promover a herança automotiva, ampliando o intercâmbio cultural entre os 64 países onde está representada. Este esforço global uniu entusiastas e colecionadores em torno de um objetivo comum: manter viva a história dos automóveis e sua influência em nossas vidas.

Leia mais »

Retrô Garage em Extrema/MG

a cidade de Extrema em Minas Gerais, recebeu a edição 2024 do Retrô Garage, evento que reúne antigomobilistas, colecionadores, profissionais e adeptos da região mineira. Na edição desse ano fomos representados por Juliano Araújo, da Comissão Técnica da FPA.

Leia mais »