Carros no universo Halloween

Conheça alguns clássicos que fizeram sucesso, arrepiando nas telonas!

“Dia das Bruxas” ou “Halloween”, é uma tradicional data temática presente em várias lugares do mundo, comemorada no dia 31 de Outubro, a data celebra o “ocultismo” e todo o universo que o cerca, como, mortos, zumbis, bruxas, fantasmas, monstros e etc. A muito tempo a data passou a fazer parte da rotina dos brasileiros, não como uma data oficial do nosso calendário, mas como um dia de festas e celebrações temáticas.

Para celebrar o dia de “Halloween”, e mostrar que esse tema é abrangente, fizemos uma lista especial com alguns clássícos que também embarcaram nessa onda, através de participações em filmes de Hollywood, confira a lista!

(Foto: Filme Encurralado de 1971)
(Foto: Filme Encurralado de 1971)

1 – Encurralado (1971)

Em 1971, o renomado diretor Steven Spielberg lançou um filme que acompanha a história de um homem que, ao dirigir tranquilamente por uma estrada na Califórnia, se vê perseguido por um caminhão cujo motorista parece estar determinado a matá-lo, executando manobras perigosas. Durante a produção, Spielberg, então um jovem diretor de 24 anos, optou por filmar em estradas reais, com carros e motoristas reais, sem recorrer a animações ou efeitos de pós-produção. No centro das atenções estão um Plymouth Valiant 1971 e um caminhão Peterbilt 281 de 1955.

(Foto: Filme Corrente do Mal de 2014)
(Foto: Filme Corrente do Mal de 2014)

2 – Corrente do Mal (2014)

Neste filme de terror, a jovem Jay se vê atormentada por uma força maligna que a persegue. Ela faz o possível para se livrar da maldição, sabendo que sua única opção é passá-la adiante ou enfrentar uma morte iminente. Embora o foco principal do filme não recaia sobre o veículo, o carro desempenha um papel significativo, pois é o ponto de partida para a tensão que se desenrola ao longo da trama. O carro em questão é um Plymouth Gran Fury de 1975.

(Foto: Filme Christine – O Carro Assassino de 1983)
(Foto: Filme Christine – O Carro Assassino de 1983)

3 – Christine – O Carro Assassino (1983)

É claro que não podemos deixar de mencionar o icônico “Christine – O Carro Assassino” de 1983, dirigido por John Carpenter. O filme desenrola a história de um jovem que adquire um carro especial. No entanto, este veículo é extraordinário, possuindo uma vontade própria, desejos malignos e até demonstrando ciúmes do proprietário, o que resulta em seu afastamento da família e amigos. Quem é Christine? Nada menos que um Plymouth Fury de 1958. No início do filme, o carro se encontra em péssimas condições, mas seu novo dono decide restaurá-lo, e para sua surpresa, o processo é muito mais rápido do que o esperado.

(Foto: Filme Carro, A Máquina do Diabo de 1977)
(Foto: Filme Carro, A Máquina do Diabo de 1977)

4 – Carro, A Máquina do Diabo (1977)

Lançado em 1977, o filme narra a história de uma pequena cidade nos Estados Unidos que vive sob o terror de um carro preto que ceifa a vida de quem cruza seu caminho. Mesmo que o título em português possa parecer despretensioso, vale notar que o título original em inglês é simplesmente “The Car.” Sim, é isso mesmo. E o destaque pertence a uma máquina aterradora, um Lincoln Continental Mark III de 1971.

(Foto: Filme À Prova de Morte de 2007)
(Foto: Filme À Prova de Morte de 2007)

5 – À Prova de Morte (2007)

No enredo deste filme dirigido por Quentin Tarantino, um homem de temperamento explosivo aterroriza jovens que ele leva para passeios em seu carro, realizando manobras perigosas, algumas delas fatais. A peculiaridade é que o carro em questão é indestrutível, mas essa imunidade se aplica apenas ao motorista, como alega o personagem principal, interpretado por Kurt Russell. Esta história, que mistura elementos de drama, comédia e suspense, gira em torno de um Chevy Nova de 1970.

(Foto: Filme Máquina da Vingança de 2019)
(Foto: Filme Máquina da Vingança de 2019)

6 – Máquina da Vingança (2019)

Retomando elementos do filme “Carro, A Máquina do Diabo”, este longa-metragem nos apresenta a cena de um homem sendo lançado de um edifício junto com seu carro novinho. No entanto, o que parece ser o desfecho do filme é, na verdade, o ponto de partida. Tanto o homem quanto o carro ressurgem como uma entidade única, consumidos pela sede de vingança. Neste caso, o veículo assassino em questão é um Chrysler 300 modificado.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Conheça os modelos que completam 30 anos em 2026

Em 2026 uma nova safra de veículos e motocicletas, entram para o seleto “clube dos clássicos”, ao atingir o marco histórico dos 30 anos, critério mínimo exigido pela legislação brasileira para que um modelo seja reconhecido como Veículo de Coleção. A partir de 1º de Dezembro, todos os exemplares fabricados em 1996 passam a estar aptos a solicitar a Vistoria para dar início ao proceso de Certificação de Originalidade, etapa obrigatória para obtenção da Placa Preta. Consulte a lista abaixo e verifique se o seu veículo ou motocicleta faz parte da seleção.

Leia mais »

O Camaro que ajudou a criar uma gigante do fast-food americano

Você sabia que uma das maiores redes de pizzaria do mundo só existe porque um carro antigo foi vendido? A história parece improvável, mas é absolutamente verdadeira, e emociona qualquer apaixonado por antigomobilismo. Antes de fundar a Papa John’s, John Schnatter tinha um grande orgulho na garagem: um Chevrolet Camaro Z28 1971, seu companheiro de juventude e símbolo de liberdade.

Leia mais »

São Paulo e a força da cultura JDM

O JDM Culture SP Auto Salon 2025, realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, apresentou um panorama vibrante da cultura automotiva japonesa, uma vertente que transforma o automóvel em expressão de estilo, técnica e identidade.

Leia mais »

Circuito FPA® chegou em São Bernardo do Campo!

No domingo, 19 de outubro, o São Bernardo Plaza Shopping recebeu pela primeira vez uma etapa oficial do Circuito FPA® de Antigomobilismo, iniciativa da Federação Paulista de Antigomobilismo. A estreia aconteceu sob chuva e frio, mas nem o clima desanimou os apaixonados por veículos clássicos, que compareceu para prestigiar o evento. O estacionamento do shopping tornou-se um ponto de encontro vibrante, onde carros de diferentes épocas despertaram olhares curiosos e lembranças afetivas.

Leia mais »