Clássicos característicos da cultura Hip-Hop Negra

Nesse dia da Dia da Consciência Negra, conheça a influência da cultura negra no universo dos clássicos!

O Dia da Consciência Negra é mais do que uma simples data no calendário; é um convite à reflexão profunda sobre a história, a identidade e a luta contínua por igualdade. Celebrado em diversos lugares do mundo, esse dia destaca a importância de reconhecer e valorizar a herança cultural, as conquistas e as contribuições dos afrodescendentes.

Esta data remete à resistência histórica dos povos negros, que enfrentaram séculos de escravidão, discriminação e injustiça. O 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares no Brasil, tornou-se símbolo da luta pela liberdade e igualdade. A celebração busca, assim, honrar a memória desses heróis e heroínas, lembrando-nos de que a história é marcada por desafios, mas também por uma notável resiliência.

Além disso, o Dia da Consciência Negra é uma oportunidade para promover a conscientização sobre a persistência do racismo e suas ramificações na sociedade contemporânea. É um chamado à ação contra a discriminação racial, à promoção da diversidade e à construção de comunidades mais inclusivas;

Nada mais justo, do que falarmos sobre a cultura que surgiu em meados da década de 70, o Hip Hop. Dentro dessa cultura algo que era, e ainda é muito comum, são os carros presentes nos clipes de rap, por exemplo, era uma forma de demonstrar certa ostentação, ou retratar como era o dia a dia daquelas pessoas. Então, hoje mostraremos os 4 clássicos mais característicos do Hip Hop.

(Foto: Chevrolet Impala 1965 Sport Coupe)
(Foto: Chevrolet Impala conversível do ex-jogador de basquete Kobe Bryant)

CHEVROLET IMPALA

Não poderíamos começar essa lista de outra forma, se não citando o Chevrolet Impala. Esse carro já foi visto ao lado de muitos artistas de rap, principalmente nos anos 80. Nessa época, o Impala estava começando a aderir um formato sedã, possuíam uma lataria rígida e bem definida.

(Foto: Maybach 62 modelo 2004)
(Foto: Jay-Z e Kanye West em gravação de clipe, usando um Maybach customizado)

MAYBACH 62

Esse carro também é uma relíquia a ser citada, pois era muito comum de se ver nas ruas dos EUA, principalmente em Nova York. E obviamente não ficou de fora da Cultura Hip Hop. Ele era um pouco mais luxuoso, talvez por portar um V12, mas nos anos 2000 para quem amava ver os clipes de Rap, esse carro foi muito caraterístico.

(Foto: Mercedes-Benz 500 SL 1982)
(Foto: Mercedes Benz-500 SL Conversível 1986)

MERCEDES BENZ 500SL

Outro carro que se encaixa na categoria dos luxuosos, foi também um dos mais marcantes na década de 80, seu visual impressionava por ser bem sólido, e sua presença era rapidamente percebida onde quer que ele passasse. Mais um fator que chamava muita atenção, era por ser um conversível.

(Foto: Lexus-GS300 1993)
(Foto: Jay-Z ostenta seu Lexus em cum clipe dos anos 90)

LEXUS GS

Vamos finalizar essa lista com outro clássico, que era bem comum de se ver em filmes e clipes da década de 80/90. O Lexus GS foi lançado em 1989, e começou a ser muito utilizado nesta mesma época, tinha um visual básico, porém às vezes o conforto se encontra na simplicidade, e esse é um desses casos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Conheça os modelos que completam 30 anos em 2026

Em 2026 uma nova safra de veículos e motocicletas, entram para o seleto “clube dos clássicos”, ao atingir o marco histórico dos 30 anos, critério mínimo exigido pela legislação brasileira para que um modelo seja reconhecido como Veículo de Coleção. A partir de 1º de Dezembro, todos os exemplares fabricados em 1996 passam a estar aptos a solicitar a Vistoria para dar início ao proceso de Certificação de Originalidade, etapa obrigatória para obtenção da Placa Preta. Consulte a lista abaixo e verifique se o seu veículo ou motocicleta faz parte da seleção.

Leia mais »

O Camaro que ajudou a criar uma gigante do fast-food americano

Você sabia que uma das maiores redes de pizzaria do mundo só existe porque um carro antigo foi vendido? A história parece improvável, mas é absolutamente verdadeira, e emociona qualquer apaixonado por antigomobilismo. Antes de fundar a Papa John’s, John Schnatter tinha um grande orgulho na garagem: um Chevrolet Camaro Z28 1971, seu companheiro de juventude e símbolo de liberdade.

Leia mais »

São Paulo e a força da cultura JDM

O JDM Culture SP Auto Salon 2025, realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, apresentou um panorama vibrante da cultura automotiva japonesa, uma vertente que transforma o automóvel em expressão de estilo, técnica e identidade.

Leia mais »

Circuito FPA® chegou em São Bernardo do Campo!

No domingo, 19 de outubro, o São Bernardo Plaza Shopping recebeu pela primeira vez uma etapa oficial do Circuito FPA® de Antigomobilismo, iniciativa da Federação Paulista de Antigomobilismo. A estreia aconteceu sob chuva e frio, mas nem o clima desanimou os apaixonados por veículos clássicos, que compareceu para prestigiar o evento. O estacionamento do shopping tornou-se um ponto de encontro vibrante, onde carros de diferentes épocas despertaram olhares curiosos e lembranças afetivas.

Leia mais »