Federação Paulista de Antigomobilismo

Lada Niva, o clássico a mais tempo em linha de produção!

Lançado em 1977, o Niva seguirá até 2027 quando completa 50 anos

Lançado no ano de 1977, o Lada Niva assegurou sua continuidade graças aos eventos desencadeados pela Guerra da Ucrânia, e está programado para permanecer em produção por pelo menos meio século.

(Foto:Imagem oficial de divulgação)

O Lada Niva figura entre os automóveis com maior longevidade de produção no mundo, mantendo-se notavelmente inalterado ao longo dos anos, e projeta manter essa característica por um período substancial. Inicialmente introduzido em 1977, durante a era da União Soviética, esse jipe russo está atualmente sendo preparado para celebrar seu quinquagésimo aniversário de produção.

Segundo revelou Maxim Sokolov, o atual CEO da AutoVAZ, em uma entrevista ao periódico russo Kommersant, o Lada Niva chegará ao marco de meio século de existência mantendo a essência original concebida na década de 1970, baseada no projeto do Fiat 124.

Essa decisão assinala uma mudança de planos por parte da Lada, ocasionada pelos desdobramentos decorrentes da Guerra da Ucrânia. Anteriormente propriedade da Renault, que já estava trabalhando em uma nova geração do SUV baseada no Sandero, mas preservando o design clássico, a Lada foi repassada ao controle da iniciativa pública russa após a fabricante francesa vender sua participação de 67% e sair do país. O plano inicial era aposentar a versão original, agora denominada Niva Legend, em 2025.

Desde então, a Rússia tem tentado contornar as sanções internacionais, adotando estratégias como a redução de componentes tecnológicos em seus veículos ou buscando a nacionalização de partes essenciais. A decisão de manter em produção um veículo tão robusto como o Lada Niva faz, agora, todo o sentido. Isso também é refletido nas vendas, que há tempos não atingiam números tão promissores, como os 3.135 veículos vendidos em junho. Sokolov observou: “Isso testemunha a popularidade de um veículo notável, com um design que resistiu ao teste do tempo e que, hoje, desfruta de um ressurgimento, com suas vendas em ascensão.”

(Foto:Imagem oficial de divulgação)
(Foto:Imagem oficial de divulgação)

No entanto, essa escolha não implica que o jipe permanecerá estático em termos de atualizações. A Lada planeja lançar uma edição comemorativa em honra aos 50 anos do Niva, que não apenas traria consigo atualizações visuais, mas também uma substancial modernização de sua mecânica.

Essa perspectiva é especialmente relevante, considerando que as atualizações recentes foram relativamente modestas. Em 2009, foram introduzidos novos bancos, amortecedores revisados, um painel redesenhado, embreagem dimensionada adequadamente e freios mais potentes. A versão de 2020 finalmente incorporou comandos giratórios para o ar-condicionado, tomadas de 12V e um painel de instrumentos com computador de bordo.

O próximo passo consiste em aproveitar a herança da Renault e implantar o motor 1.6 8V do Lada Vesta em uma configuração longitudinal, uma vez que ele atualmente é usado em uma orientação transversal. Isso também abriria caminho para uma versão esportiva do chamado Niva Sport, equipada com um motor 1.6 16V de 122 cv, marcando a primeira vez que um motor com duplo comando de válvulas seria aplicado ao pequeno 4×4 de fábrica.

Essa medida visa aumentar a potência e o torque, uma vez que o Niva ainda é equipado com o motor 1.7 de 83 cv e 13,2 kgfm, capaz de atingir 100 km/h em 17 segundos. No entanto, devido às sanções, é provável que as vendas permaneçam predominantemente restritas ao mercado russo e a nações aliadas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O Passat que “salvou” o primeiro Rock in Rio

No último final de semana (22/09), chegou ao fim a décima edição do mais famoso festival de música da américa latina, e um dos maiores e mais famosos do mundo, o Rock in Rio. A ediçã 2024 marcou também os 40 anos do festival, um megaevento que colocou o Rio de Janeiro no centro das atenções, mas também projetou o Brasil nas principais turnês musicais internacionais. Durante todas as suas 10 edições o evento foi acumulando histórias, recordes e curiosidades, e algumas delas iremos citar brevemente nessa matéria.

Leia mais »

Renault se inspira nos anos 70

O mundo do automóvel sempre esteve em constante evolução, mas alguns designs parecem desafiar o tempo, evocando emoções e paixões mesmo décadas após seu lançamento. O Renault 17, um clássico francês dos anos 1970, foi um desses carros que conquistou admiradores por seu design único e esportividade. Agora, o modelo renasce em uma versão moderna e sustentável, batizada de “R17 Electric Restomod”, que une o charme vintage ao futuro da mobilidade elétrica.

Leia mais »

O Passat que “salvou” o primeiro Rock in Rio

No último final de semana (22/09), chegou ao fim a décima edição do mais famoso festival de música da américa latina, e um dos maiores e mais famosos do mundo, o Rock in Rio. A ediçã 2024 marcou também os 40 anos do festival, um megaevento que colocou o Rio de Janeiro no centro das atenções, mas também projetou o Brasil nas principais turnês musicais internacionais. Durante todas as suas 10 edições o evento foi acumulando histórias, recordes e curiosidades, e algumas delas iremos citar brevemente nessa matéria.

Leia mais »

Renault se inspira nos anos 70

O mundo do automóvel sempre esteve em constante evolução, mas alguns designs parecem desafiar o tempo, evocando emoções e paixões mesmo décadas após seu lançamento. O Renault 17, um clássico francês dos anos 1970, foi um desses carros que conquistou admiradores por seu design único e esportividade. Agora, o modelo renasce em uma versão moderna e sustentável, batizada de “R17 Electric Restomod”, que une o charme vintage ao futuro da mobilidade elétrica.

Leia mais »

Homenagem aos Antigomobilistas na Câmara Municipal de Goiânia

Na noite de ontem, 9 de setembro, a Câmara Municipal de Goiânia foi palco de uma cerimônia especial: uma sessão solene em homenagem com recebimento do Diploma de Honra ao Mérito aos antigomobilistas da região, reafirmando a importância desse movimento cultural para a cidade e o país. A celebração já faz parte do calendário oficial de Goiânia, graças a uma iniciativa do vereador Lucas Kitão, ele mesmo um entusiasta dos veículos clássicos e membro da Associação dos Proprietários de Carros Antigos de Goiás (APCAR), filiada à Federação Paulista de Antigomobilismo (FPA).

Leia mais »