Qual a história por trás do dia Nacional do Fusca?

Saiba o porquê da escolha da data e o contexto histórico desse ícone mundial!

Essa entra para a lista de curiosidades que você provavelmente não conhecia. No dia 20 de janeiro é comemorado o dia nacional do Fusca; Mas por qual motivo essa data comemorativa foi criada? E por que dia 20? A resposta, na verdade é bem simples, no dia 20 de janeiro de 1959, a Volkswagen deu início à produção do fusca em uma fábrica localizada em São Bernardo do Campo no ABC Paulista, e nesse ano se iniciou a história do provável carro mais famoso da história do Brasil.

(Foto: ©2023 Federação Paulista de Antigomobilismo. Todos os direitos reservados - Fotografia Limma Comunicação)

HISTÓRIA

Para nos ajudar a entender toda a importância desta data, primeiro devemos conhecer a história do icônico carro. O fusca, na verdade, surgiu no contexto de um regime nazista, e encomendado por Adolf Hitler, Ferdinand Porsche desenvolveu um modelo de carro compacto com um motor de dois cilindros, Hitler queria um carro que pudesse representar o povo, e então surgiu o fusca, tanto que o dia Mundial do Fusca é comemorado dia 22 de junho, pois nesta data em 1934, se deu início a produção do veículo na Europa.

Conforme os anos passavam, o Fusca recebia diversas melhorias e mudanças de design, até a década de 50, onde já havia modelos importados, porém, somente em 1950, fora inaugurada a primeira fábrica da Volkswagen no país, e em 1954, se deu início à produção do carro no Brasil, na cidade de em São Bernardo do Campo no ABC Paulista. Com o passar do tempo, os modelos foram se aprimorando recebendo melhorias, até alcançar uma versão de 65 cv, onde foi encerrada pela primeira vez a sua produção no ano de 1986.

(Foto: Volkswagen Fusca presente em cerimônia do Partido Nazista na Alemanha)
(Foto: Um dos primeiros modelos, adaptado para ser usado em combate durante a Segunda Guerra Mundial

Na década de 90 uma grande e grata surpresa; A pedido do então Presidente da República Itamar Franco, o Fusca voltou a ser fabricado no ano de 1993, dando origem ao tão famoso “Fusca Itamar”. Porém, foi em 1996 que novamente o Fusca teve o seu fim de linha mais uma vez decretado, finalizando as suas fabricações, com a última série chamada “ouro”. Porém o legado do Fusca não acabou por aí, pois ele se tornou a cara do Brasil, concedendo diversos títulos e marcos, e tendo um espaço até hoje no coração dos brasileiros.

CURIOSIDADES

O Fusca foi o carro que se manteve por mais tempo no primeiro lugar de carros mais vendidos do Brasil, com o marco de incríveis 24 vezes no TOP 1, não é à toa que é o veículo mais lembrado pelo público Brasileiro, fazendo parte da cultura popular, ou seja, o Fusca é “a cara do Brasil” até hoje.

(Foto: Primeiro modelo fabricado no Brasil, década de 50)
(Foto: Presidente Itamar Franco, inaugura oficialmente a linha de montagem do Fusca em SBC, anos 90)

O Fusca mais caro do mundo custou 1 milhão de dólares. Esse carro tem uma história por trás bem inusitada Após a compra, o dono do veículo o levou da concessionária para a casa do amigo, lá o sobrinho do amigo acabou arranhando o para lama sem querer, o que desanimou o dono, levando a abandonar o veículo na garagem, hoje em dia, o exemplar de 1954 quase 0 km, foi vendido por 1 milhão de dólares (cerca de 4,9 milhões de reais).

Outra curiosidade que poucos conhecem, é que a primeira logo da Volkswagen que foi aplicada no Fusca, era composto pelas tradicionais iniciais “V” e “W”, em uma suástica, isso por conta da origem nazista do Fusca que já contamos anteriormente, no fim da guerra, a logo foi trocada, tirando a suástica e adicionando uma engrenagem no lugar.

Enfim, hoje é o seu dia companheiro, Parabéns Fuscão!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Encontro de Antigos do Tatuapé

Encontro tradicional de final de ano, realizado no conhecido Auto Posto Cristais (Shell), localizado no bairro do Tatuapé em São Paulo. O evento mais uma vez reuniu estilos variados, desde clássicos a especiais, todos em uma grande confraternização!

Leia mais »

Veículos que completam 30 anos em 2025!

O ano de 2025 promete ser um marco para o mercado de antigomobilismo no Brasil e no mundo. Isso porque diversos modelos que marcaram as décadas de 1990 e 2000 irão completar 30 anos de lançamento, consolidando-se como clássicos modernos ou até mesmo como veículos históricos. A marca dos 30 anos é um divisor de águas no universo dos automóveis, e para os colecionadores, restauradores e entusiastas, o momento é perfeito para valorizar esses ícones do passado recente.

Leia mais »

Salão do Automóvel de 2025

Em 2025, o Salão do Automóvel de São Paulo retorna ao seu local histórico no Pavilhão do Anhembi, consolidando a importância do evento no calendário do automobilismo nacional. Serão 10 dias, de 22 de novembro a 1º de dezembro, para celebrar uma das maiores vitrines do setor automobilístico no mundo e um dos maiores eventos da indústria no Brasil.

Leia mais »

O Passat que “salvou” o primeiro Rock in Rio

No último final de semana (22/09), chegou ao fim a décima edição do mais famoso festival de música da américa latina, e um dos maiores e mais famosos do mundo, o Rock in Rio. A ediçã 2024 marcou também os 40 anos do festival, um megaevento que colocou o Rio de Janeiro no centro das atenções, mas também projetou o Brasil nas principais turnês musicais internacionais. Durante todas as suas 10 edições o evento foi acumulando histórias, recordes e curiosidades, e algumas delas iremos citar brevemente nessa matéria.

Leia mais »

Renault se inspira nos anos 70

O mundo do automóvel sempre esteve em constante evolução, mas alguns designs parecem desafiar o tempo, evocando emoções e paixões mesmo décadas após seu lançamento. O Renault 17, um clássico francês dos anos 1970, foi um desses carros que conquistou admiradores por seu design único e esportividade. Agora, o modelo renasce em uma versão moderna e sustentável, batizada de “R17 Electric Restomod”, que une o charme vintage ao futuro da mobilidade elétrica.

Leia mais »
plugins premium WordPress