O automobilismo vs eletricidade

Conheça a história do primeiro carro elétrico inventado!

É perceptível que com o passar do tempo, os carros elétricos estão vindo cada vez mais forte no mercado, e caindo no gosto popular. E apesar de essa ser uma tendência recente, já existiram alguns clássicos que vinham com esse diferencial, como o Renault 5 Életrique, carro elétrico lançado na década de 70. Algumas empresas, como a própria Renault, estão começando a converter alguns clássicos, a carros elétricos.

(Foto: Museum/Heritage Images/Getty Images) Roger Wallace em seu carro elétrico, no ano de 1899

A HISTÓRIA

Mas o primeiro carro elétrico vem muito antes disso. A primeira bateria elétrica foi criada em 1828, por Ànyos Jedlik, e seu modelo foi sendo aprimorado com cooperação de outros inventores; Porém, foi em 1859 que houve um grande pulo tecnológico nesse quesito, onde o cientista francês Gaston Planté, inventou as primeiras baterias recarregáveis de chumbo-ácido, traduzindo, a bateria não precisava estar conectada à rede. Essa invenção, fez com que surgisse um meio de criar dispositivos móveis, que dependiam apenas da bateria, e não podemos deixar de citar Camille Faure, que em 1881 conseguiu aprimorar a capacidade de armazenamento de energia contido nessas baterias.

Gustave_Trouvé
(Foto: Esboço técnico de Gustave Trouvé , em Páris)
(Foto: Esboço técnico do projeto de bateria de Gaston Planté)

O PRIMEIRO PASSO

No fim daquele mesmo ano, Gustave Trouvé pode apresentar seu triciclo movido por uma bateria, na Exposição Internacional de Eletricidade em Paris. Gustave foi responsável por pequenas invenções que são úteis até hoje, como o microfone portátil, o protótipo do endoscópio, lanternas subaquáticas, etc.

OS VEÍCULOS

Porém, foi em 1888, que Andreas Floken apresentou o primeiro carro elétrico da história, seu nome era Elehtrowagen, consistia em uma charrete de quatro rodas, com uma bateria de 100 quilos, alcançava os incríveis 15Km/h apenas, porém esse era um grande marco para a época.

Após essa invenção, muitos se inspiraram, e criaram as suas versões aprimoradas do veículo, assim como Ferdinand Porsche, que muito antes de criar o fusca, explorava a ideia de um carro movido a bateria, criando assim o Egger Lohner-C2, conhecido também como P1. Utilizava uma bateria semelhante à do Elehtrowagen, porém rodava 80 quilômetros sem parar, e possuía uma carroceria aprimorada em relação aos antecessores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Brasil lidera em diversidade e volume

No dia 7 de setembro, data em que o Brasil celebra sua Independência, também é oportuno olhar para outro motivo de orgulho nacional: o país se consolida, ano após ano, como uma das maiores forças do antigomobilismo mundial.

Leia mais »

FPA é recebida na ALESP para fortalecer projetos culturais do segmento

Na manhã desta Terça-Feira, 2 de Setembro, a Federação Paulista de Antigomobilismo (FPA) esteve presente na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), representada pelo Sr. Anderson Lima, responsável pelas Relações Públicas, e pelo Sr. Geraldo Toshio Hayashi, membro do Departamento Técnico. A comitiva foi recepcionada pelo deputado estadual Márcio Nakashima, em uma audiência que reforça a relevância crescente do antigomobilismo como movimento cultural, social e econômico no Estado.

Leia mais »

Brasil lidera em diversidade e volume

No dia 7 de setembro, data em que o Brasil celebra sua Independência, também é oportuno olhar para outro motivo de orgulho nacional: o país se consolida, ano após ano, como uma das maiores forças do antigomobilismo mundial.

Leia mais »

FPA é recebida na ALESP para fortalecer projetos culturais do segmento

Na manhã desta Terça-Feira, 2 de Setembro, a Federação Paulista de Antigomobilismo (FPA) esteve presente na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), representada pelo Sr. Anderson Lima, responsável pelas Relações Públicas, e pelo Sr. Geraldo Toshio Hayashi, membro do Departamento Técnico. A comitiva foi recepcionada pelo deputado estadual Márcio Nakashima, em uma audiência que reforça a relevância crescente do antigomobilismo como movimento cultural, social e econômico no Estado.

Leia mais »

Em Barretos Ana Castela é presenteada com Ford F-150 Custom

A jovem artista, hoje consolidada como a “Boiadeira” do Brasil, recebeu das mãos de seus empresários Raphael Soares e Rodolfo Alessi um presente que não poderia ser mais simbólico: uma Ford F-150 Custom 1978, exemplar raro, restaurado em perfeitas condições e avaliado em mais de R$ 325 mil.

Leia mais »
plugins premium WordPress