Federação Paulista de Antigomobilismo

O automobilismo vs eletricidade

Conheça a história do primeiro carro elétrico inventado!

É perceptível que com o passar do tempo, os carros elétricos estão vindo cada vez mais forte no mercado, e caindo no gosto popular. E apesar de essa ser uma tendência recente, já existiram alguns clássicos que vinham com esse diferencial, como o Renault 5 Életrique, carro elétrico lançado na década de 70. Algumas empresas, como a própria Renault, estão começando a converter alguns clássicos, a carros elétricos.

(Foto: Museum/Heritage Images/Getty Images) Roger Wallace em seu carro elétrico, no ano de 1899

A HISTÓRIA

Mas o primeiro carro elétrico vem muito antes disso. A primeira bateria elétrica foi criada em 1828, por Ànyos Jedlik, e seu modelo foi sendo aprimorado com cooperação de outros inventores; Porém, foi em 1859 que houve um grande pulo tecnológico nesse quesito, onde o cientista francês Gaston Planté, inventou as primeiras baterias recarregáveis de chumbo-ácido, traduzindo, a bateria não precisava estar conectada à rede. Essa invenção, fez com que surgisse um meio de criar dispositivos móveis, que dependiam apenas da bateria, e não podemos deixar de citar Camille Faure, que em 1881 conseguiu aprimorar a capacidade de armazenamento de energia contido nessas baterias.

(Foto: Esboço técnico de Gustave Trouvé , em Páris)
(Foto: Esboço técnico do projeto de bateria de Gaston Planté)

O PRIMEIRO PASSO

No fim daquele mesmo ano, Gustave Trouvé pode apresentar seu triciclo movido por uma bateria, na Exposição Internacional de Eletricidade em Paris. Gustave foi responsável por pequenas invenções que são úteis até hoje, como o microfone portátil, o protótipo do endoscópio, lanternas subaquáticas, etc.

OS VEÍCULOS

Porém, foi em 1888, que Andreas Floken apresentou o primeiro carro elétrico da história, seu nome era Elehtrowagen, consistia em uma charrete de quatro rodas, com uma bateria de 100 quilos, alcançava os incríveis 15Km/h apenas, porém esse era um grande marco para a época.

Após essa invenção, muitos se inspiraram, e criaram as suas versões aprimoradas do veículo, assim como Ferdinand Porsche, que muito antes de criar o fusca, explorava a ideia de um carro movido a bateria, criando assim o Egger Lohner-C2, conhecido também como P1. Utilizava uma bateria semelhante à do Elehtrowagen, porém rodava 80 quilômetros sem parar, e possuía uma carroceria aprimorada em relação aos antecessores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Interclubes encontro de Clubes de Goiânia

O Interclubes é um encontro imperdível para os amantes de carros antigos em Goiânia! No dia 24 de Novembro, a partir das 9 horas, o CEPAL do Setor Sul será o ponto de encontro de clubes de carros clássicos de toda a região. O evento promete atrações como exposições de veículos, troca de experiências entre os participantes e uma atmosfera nostálgica que celebra a história automotiva. Venha apreciar essas relíquias sobre rodas e aproveitar um dia de confraternização entre apaixonados por automóveis!

Leia mais »

13° HOTVOLKS and Friends

No último final de semana (16 e 17 de Novembro), rolou mais uma edição do Hotvolks em Atibaia, São Paulo. O evento chegou a sua 13° edição, abraçando os adeptos do segmento Aircooled, um segmento em grande ascensão no cenário, segmento extremamente unido e apaixonado, do qual se auto intitularam “família”; E foi exatamente isso que encontramos por lá, uma grande união e demonstração de paixão, nós da Federação Paulista de Antigomobilismo, estivemos mais uma vez presente, fazendo valer o convite e prestigiando os organizadores e apoiando mais essa iniciativa.

Parabéns família Aircooled por mais um grande evento. Seguimos juntos, unindo as paixões e valorizando as culturas em suas variadas vertentes!

Leia mais »

Interclubes encontro de Clubes de Goiânia

O Interclubes é um encontro imperdível para os amantes de carros antigos em Goiânia! No dia 24 de Novembro, a partir das 9 horas, o CEPAL do Setor Sul será o ponto de encontro de clubes de carros clássicos de toda a região. O evento promete atrações como exposições de veículos, troca de experiências entre os participantes e uma atmosfera nostálgica que celebra a história automotiva. Venha apreciar essas relíquias sobre rodas e aproveitar um dia de confraternização entre apaixonados por automóveis!

Leia mais »

13° HOTVOLKS and Friends

No último final de semana (16 e 17 de Novembro), rolou mais uma edição do Hotvolks em Atibaia, São Paulo. O evento chegou a sua 13° edição, abraçando os adeptos do segmento Aircooled, um segmento em grande ascensão no cenário, segmento extremamente unido e apaixonado, do qual se auto intitularam “família”; E foi exatamente isso que encontramos por lá, uma grande união e demonstração de paixão, nós da Federação Paulista de Antigomobilismo, estivemos mais uma vez presente, fazendo valer o convite e prestigiando os organizadores e apoiando mais essa iniciativa.

Parabéns família Aircooled por mais um grande evento. Seguimos juntos, unindo as paixões e valorizando as culturas em suas variadas vertentes!

Leia mais »

Salão do Automóvel de 2025

Em 2025, o Salão do Automóvel de São Paulo retorna ao seu local histórico no Pavilhão do Anhembi, consolidando a importância do evento no calendário do automobilismo nacional. Serão 10 dias, de 22 de novembro a 1º de dezembro, para celebrar uma das maiores vitrines do setor automobilístico no mundo e um dos maiores eventos da indústria no Brasil.

Leia mais »