O automobilismo vs eletricidade

Conheça a história do primeiro carro elétrico inventado!

É perceptível que com o passar do tempo, os carros elétricos estão vindo cada vez mais forte no mercado, e caindo no gosto popular. E apesar de essa ser uma tendência recente, já existiram alguns clássicos que vinham com esse diferencial, como o Renault 5 Életrique, carro elétrico lançado na década de 70. Algumas empresas, como a própria Renault, estão começando a converter alguns clássicos, a carros elétricos.

(Foto: Museum/Heritage Images/Getty Images) Roger Wallace em seu carro elétrico, no ano de 1899

A HISTÓRIA

Mas o primeiro carro elétrico vem muito antes disso. A primeira bateria elétrica foi criada em 1828, por Ànyos Jedlik, e seu modelo foi sendo aprimorado com cooperação de outros inventores; Porém, foi em 1859 que houve um grande pulo tecnológico nesse quesito, onde o cientista francês Gaston Planté, inventou as primeiras baterias recarregáveis de chumbo-ácido, traduzindo, a bateria não precisava estar conectada à rede. Essa invenção, fez com que surgisse um meio de criar dispositivos móveis, que dependiam apenas da bateria, e não podemos deixar de citar Camille Faure, que em 1881 conseguiu aprimorar a capacidade de armazenamento de energia contido nessas baterias.

Gustave_Trouvé
(Foto: Esboço técnico de Gustave Trouvé , em Páris)
(Foto: Esboço técnico do projeto de bateria de Gaston Planté)

O PRIMEIRO PASSO

No fim daquele mesmo ano, Gustave Trouvé pode apresentar seu triciclo movido por uma bateria, na Exposição Internacional de Eletricidade em Paris. Gustave foi responsável por pequenas invenções que são úteis até hoje, como o microfone portátil, o protótipo do endoscópio, lanternas subaquáticas, etc.

OS VEÍCULOS

Porém, foi em 1888, que Andreas Floken apresentou o primeiro carro elétrico da história, seu nome era Elehtrowagen, consistia em uma charrete de quatro rodas, com uma bateria de 100 quilos, alcançava os incríveis 15Km/h apenas, porém esse era um grande marco para a época.

Após essa invenção, muitos se inspiraram, e criaram as suas versões aprimoradas do veículo, assim como Ferdinand Porsche, que muito antes de criar o fusca, explorava a ideia de um carro movido a bateria, criando assim o Egger Lohner-C2, conhecido também como P1. Utilizava uma bateria semelhante à do Elehtrowagen, porém rodava 80 quilômetros sem parar, e possuía uma carroceria aprimorada em relação aos antecessores.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Em Barretos Ana Castela é presenteada com Ford F-150 Custom

A jovem artista, hoje consolidada como a “Boiadeira” do Brasil, recebeu das mãos de seus empresários Raphael Soares e Rodolfo Alessi um presente que não poderia ser mais simbólico: uma Ford F-150 Custom 1978, exemplar raro, restaurado em perfeitas condições e avaliado em mais de R$ 325 mil.

Leia mais »

FIVA dá boas-vindas ao CARDE Museu do Brasil

O Brasil acaba de ganhar destaque no cenário mundial do antigomobilismo. Localizado em Campos do Jordão (SP), em meio a uma floresta de araucárias preservada, o Museu CARDE foi oficialmente integrado ao Colégio nº 3 da Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA), reconhecimento reservado a instituições de referência na preservação e valorização do patrimônio automotivo.

Leia mais »

Outlet premium Imigrantes

No último domingo, 17 de agosto, o estacionamento do Outlet Premium Imigrantes se transformou em um verdadeiro palco para a memória automotiva. O “Encontro de Carros Antigos”, fruto da parceria entre o Outlet e o Old Car Club do ABC Paulista, com apoio institucional da Federação Paulista de Antigomobilismo, reuniu colecionadores, entusiastas e famílias inteiras em uma manhã de nostalgia, cultura e solidariedade.

Leia mais »

Encontro de Carros Antigos no Outlet Premium Imigrantes

O encontro também marcou um feito inédito: foi o primeiro evento do gênero realizado dentro da rede Outlet Premium no Brasil. A estreia em São Bernardo do Campo abriu caminho para que a cultura do antigomobilismo ganhe ainda mais visibilidade em espaços de grande circulação, aproximando o público em geral do universo dos clássicos e despertando novas gerações para o valor histórico desses veículos.

Leia mais »

10 motivos para ter um clássico em 2025!

Em um mundo cada vez mais dominado por SUVs híbridos, carros elétricos e sistemas autônomos, pode parecer improvável que um automóvel fabricado há três, quatro ou até cinco décadas ainda desperte tanto fascínio, e, mais do que isso, seja considerado um investimento sólido. No entanto, em 2025, o mercado e o público seguem provando o contrário.

Leia mais »