Per Gillbrand, no Hall da Fama da FIVA

O brilhante engenheiro sueco falecido em 2016, revolucionou a utilização de turbocompressores!

Uma das figuras menos reconhecidas no mundo automobilístico, Per Gillbrand (1934-2016), o brilhante engenheiro sueco mais conhecido como Mr Turbo, ganhou destaque ao longo dos anos como um dos maiores defensores da aplicação de turbocompressores para aumentar a potência e a eficiência dos motores a gasolina, principalmente os utilizados nos veículos Saab ao longo das décadas.

(Foto de época: Per Gillbrand admira uma das suas intervenções mecânicas)
(Foto: Per Gillbrand ao lado do motor do clássico Rolls-Royce Merlin 38, que recebeu a sua tecnologia)

Embora Per Gillbrand tenha nos deixado em 2016, sua memória foi homenageada em 3 de setembro, quando sua viúva, Inga Gillbrand, recebeu em seu nome um prestigioso troféu que o introduziu no exclusivo FIVA Heritage Hall of Fame, localizado no F11 Museum, em Nykoping. Esta cidade está situada aproximadamente a 100 km a sudoeste de Estocolmo.

O evento foi organizado pela ANF sueca da FIVA, com a presença de Kurt Sjoberg, presidente do MHRF (MotorHistoriska RiksForbundet), juntamente com sua equipe, que inclui Karl Ask, diretor-geral do MHRF, e Goran Schusseleder, chefe de comunicações do MHRF, entre outros. A família de Inga Gillbrand, composta por sua filha Ebba, seu filho Peter, sua nora Kicki e sua neta Josefine, também foi homenageada e celebrada pelos membros do MHRF em Nykoping. Além disso, o evento contou com a presença de Tiddo Bresters, presidente da FIVA, Peter Edqvist, vice-presidente sênior, Gautam Sen, vice-presidente, e Timo Vuortio, diretor.

(Foto: Per Gillbrand por Joey Abright)

Após sua aposentadoria, Per Gillbrand dedicou-se à criação de modelos em escala totalmente funcionais de alguns dos motores automobilísticos mais emblemáticos da história, incluindo o motor em linha de oito cilindros do Bugatti Type 35, um V-Twin da Husqvarna, o motor rotativo Gnome e o W16 do Bugatti Chiron. De seus 20 modelos, oito estavam em exibição, e seu filho, Peter Gillbrand, engenheiro da AVL, demonstrou o funcionamento do incrivelmente complexo motor V12 em miniatura do Rolls-Royce Merlin, proporcionando uma fascinante visão da história dos automóveis e dos transportes.

Com Per Gillbrand sendo o primeiro sueco (e a primeira pessoa do ano) a ser incluído no Heritage Hall of Fame da FIVA, esperamos ansiosamente futuros eventos para celebrar as grandes personalidades da cultura e da história automobilística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

10 motivos para ter um clássico em 2025!

Em um mundo cada vez mais dominado por SUVs híbridos, carros elétricos e sistemas autônomos, pode parecer improvável que um automóvel fabricado há três, quatro ou até cinco décadas ainda desperte tanto fascínio, e, mais do que isso, seja considerado um investimento sólido. No entanto, em 2025, o mercado e o público seguem provando o contrário.

Leia mais »

DETRAN-SP oficializa processo de regularização de veículos com placa amarela

A Federação Paulista de Antigomobilismo (FPA) celebra, junto à comunidade antigomobilista, uma conquista histórica: o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP) instituiu oficialmente o procedimento para a regularização de veículos que ainda utilizam a tradicional placa amarela, aquelas com duas letras, utilizadas até os anos 1990, permitindo sua adequação ao padrão atual Mercosul, conforme determinações da legislação vigente.

Leia mais »

10 motivos para ter um clássico em 2025!

Em um mundo cada vez mais dominado por SUVs híbridos, carros elétricos e sistemas autônomos, pode parecer improvável que um automóvel fabricado há três, quatro ou até cinco décadas ainda desperte tanto fascínio, e, mais do que isso, seja considerado um investimento sólido. No entanto, em 2025, o mercado e o público seguem provando o contrário.

Leia mais »

DETRAN-SP oficializa processo de regularização de veículos com placa amarela

A Federação Paulista de Antigomobilismo (FPA) celebra, junto à comunidade antigomobilista, uma conquista histórica: o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP) instituiu oficialmente o procedimento para a regularização de veículos que ainda utilizam a tradicional placa amarela, aquelas com duas letras, utilizadas até os anos 1990, permitindo sua adequação ao padrão atual Mercosul, conforme determinações da legislação vigente.

Leia mais »

Chilli Beans e Volkswagen lançam coleção inspirada em carros clássicos

A Chilli Beans e a Volkswagen se uniram para criar uma coleção que mais parece uma máquina do tempo visual, óculos e relógios que celebram os modelos clássicos da marca alemã, como o Fusca, a Kombi e o Golf GTI, produzidos entre 1949 e 1994. Composta por 29 modelos de óculos, incluindo solares, de grau, clip‑on e infantis, além de cinco relógios analógicos, a linha traduz em acessórios de design toda a nostalgia e charme dos carros que marcaram gerações.

Leia mais »
plugins premium WordPress