Federação Paulista de Antigomobilismo

Notícias

Relíquia sobre rodas

VW Variant 1971 em condição de 0km!

O Volkswagen Variant, mais conhecido como VW 1600, é um verdadeiro ícone na história automotiva brasileira. Lançado em dezembro de 1968, o modelo rapidamente se destacou no mercado, conquistando um lugar cativo no coração dos brasileiros ao lado de lendas como o Fusca e a Kombi. Recentemente, o renomado caçador de raridades, Reginaldo de Campinas, fez uma descoberta que causou um verdadeiro frisson entre entusiastas e colecionadores: uma VW Variant 1971 em estado de 0km, com apenas 3 mil quilômetros rodados.

(Foto: @‌reginaldodecampinas)

Um Tesouro Intocado

Este exemplar é nada menos que uma relíquia automobilística, mantida em condições impecáveis, como se o tempo tivesse parado no momento em que saiu da linha de produção. Com motor 1.6 a gasolina, câmbio mecânico e uma pintura em um sofisticado tom de marrom, essa Variant teve apenas um único proprietário em seus 52 anos de existência. O estado de conservação é tão extraordinário que parece ter sido preservado em uma cápsula do tempo, o que, aliado à baixa quilometragem, eleva ainda mais o valor deste achado, que permanece inacessível para venda.

A Importância Histórica da Linha VW 1600

A linha Volkswagen 1600 desempenhou um papel fundamental na consolidação da marca no Brasil. Com uma plataforma mecânica compartilhada com outros ícones da Volkswagen, como o Fusca e a Kombi, e motores traseiros refrigerados a ar, o VW 1600 combinava a praticidade com a reconhecida confiabilidade da marca. Um dos grandes trunfos dessa linha era sua capacidade de adaptação a sistemas de sobrealimentação, como turbocompressores, algo bastante avançado para a época.

O Variant, em particular, oferecia um generoso espaço interno para quatro passageiros e podia alcançar velocidades de até 135 km/h, um feito notável para um veículo de sua categoria. As primeiras versões eram equipadas com faróis retangulares, mas, a partir de 1970, ganharam os faróis redondos duplos que caracterizam o exemplar de 1971 encontrado por Reginaldo.

O Legado Duradouro do Volkswagen Variant

Durante os anos 1970, o Volkswagen Variant se consolidou como um forte competidor no mercado brasileiro, superando em vendas a Ford Belina, mesmo sendo um projeto tecnicamente mais antigo. A robustez e durabilidade do Variant foram fundamentais para o seu sucesso, especialmente em um país cujas estradas frequentemente desafiavam os veículos mais resistentes.

No entanto, com o passar do tempo, a tecnologia avançou e a idade do projeto começou a afetar as vendas. Em 1974, a Volkswagen lançou o Passat no Brasil, um modelo mais moderno que gradualmente substituiu o VW 1600 no mercado. O fim da produção do 1600 ocorreu em 1975, mas a Variant continuou no mercado como Variant II até 1981, mantendo viva a essência do modelo por mais alguns anos.

A descoberta desta VW Variant 1971 por Reginaldo de Campinas não é apenas um evento notável; é um testemunho do valor histórico e da excelência duradoura dos automóveis clássicos da Volkswagen. Em estado de 0km e com meros 3 mil quilômetros rodados, esta raridade não é apenas um objeto de desejo para colecionadores e entusiastas, mas também um símbolo da longevidade e da importância da linha VW 1600 no contexto da indústria automotiva brasileira. Um verdadeiro legado sobre rodas, preservado como um tributo à era de ouro dos automóveis.

Fotos: @‌reginaldodecampinas
Fonte: @‌planetcarsbr

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Notícias

Salão do Automóvel de 2025

Em 2025, o Salão do Automóvel de São Paulo retorna ao seu local histórico no Pavilhão do Anhembi, consolidando a importância do evento no calendário do automobilismo nacional. Serão 10 dias, de 22 de novembro a 1º de dezembro, para celebrar uma das maiores vitrines do setor automobilístico no mundo e um dos maiores eventos da indústria no Brasil.

Tenho interesse »
Notícias

Renault se inspira nos anos 70

O mundo do automóvel sempre esteve em constante evolução, mas alguns designs parecem desafiar o tempo, evocando emoções e paixões mesmo décadas após seu lançamento. O Renault 17, um clássico francês dos anos 1970, foi um desses carros que conquistou admiradores por seu design único e esportividade. Agora, o modelo renasce em uma versão moderna e sustentável, batizada de “R17 Electric Restomod”, que une o charme vintage ao futuro da mobilidade elétrica.

Tenho interesse »
Notícias

Homenagem aos Antigomobilistas na Câmara Municipal de Goiânia

Na noite de ontem, 9 de setembro, a Câmara Municipal de Goiânia foi palco de uma cerimônia especial: uma sessão solene em homenagem com recebimento do Diploma de Honra ao Mérito aos antigomobilistas da região, reafirmando a importância desse movimento cultural para a cidade e o país. A celebração já faz parte do calendário oficial de Goiânia, graças a uma iniciativa do vereador Lucas Kitão, ele mesmo um entusiasta dos veículos clássicos e membro da Associação dos Proprietários de Carros Antigos de Goiás (APCAR), filiada à Federação Paulista de Antigomobilismo (FPA).

Tenho interesse »