Federação Paulista de Antigomobilismo

Notícias

Relíquia sobre rodas

VW Variant 1971 em condição de 0km!

O Volkswagen Variant, mais conhecido como VW 1600, é um verdadeiro ícone na história automotiva brasileira. Lançado em dezembro de 1968, o modelo rapidamente se destacou no mercado, conquistando um lugar cativo no coração dos brasileiros ao lado de lendas como o Fusca e a Kombi. Recentemente, o renomado caçador de raridades, Reginaldo de Campinas, fez uma descoberta que causou um verdadeiro frisson entre entusiastas e colecionadores: uma VW Variant 1971 em estado de 0km, com apenas 3 mil quilômetros rodados.

(Foto: @‌reginaldodecampinas)

Um Tesouro Intocado

Este exemplar é nada menos que uma relíquia automobilística, mantida em condições impecáveis, como se o tempo tivesse parado no momento em que saiu da linha de produção. Com motor 1.6 a gasolina, câmbio mecânico e uma pintura em um sofisticado tom de marrom, essa Variant teve apenas um único proprietário em seus 52 anos de existência. O estado de conservação é tão extraordinário que parece ter sido preservado em uma cápsula do tempo, o que, aliado à baixa quilometragem, eleva ainda mais o valor deste achado, que permanece inacessível para venda.

A Importância Histórica da Linha VW 1600

A linha Volkswagen 1600 desempenhou um papel fundamental na consolidação da marca no Brasil. Com uma plataforma mecânica compartilhada com outros ícones da Volkswagen, como o Fusca e a Kombi, e motores traseiros refrigerados a ar, o VW 1600 combinava a praticidade com a reconhecida confiabilidade da marca. Um dos grandes trunfos dessa linha era sua capacidade de adaptação a sistemas de sobrealimentação, como turbocompressores, algo bastante avançado para a época.

O Variant, em particular, oferecia um generoso espaço interno para quatro passageiros e podia alcançar velocidades de até 135 km/h, um feito notável para um veículo de sua categoria. As primeiras versões eram equipadas com faróis retangulares, mas, a partir de 1970, ganharam os faróis redondos duplos que caracterizam o exemplar de 1971 encontrado por Reginaldo.

O Legado Duradouro do Volkswagen Variant

Durante os anos 1970, o Volkswagen Variant se consolidou como um forte competidor no mercado brasileiro, superando em vendas a Ford Belina, mesmo sendo um projeto tecnicamente mais antigo. A robustez e durabilidade do Variant foram fundamentais para o seu sucesso, especialmente em um país cujas estradas frequentemente desafiavam os veículos mais resistentes.

No entanto, com o passar do tempo, a tecnologia avançou e a idade do projeto começou a afetar as vendas. Em 1974, a Volkswagen lançou o Passat no Brasil, um modelo mais moderno que gradualmente substituiu o VW 1600 no mercado. O fim da produção do 1600 ocorreu em 1975, mas a Variant continuou no mercado como Variant II até 1981, mantendo viva a essência do modelo por mais alguns anos.

A descoberta desta VW Variant 1971 por Reginaldo de Campinas não é apenas um evento notável; é um testemunho do valor histórico e da excelência duradoura dos automóveis clássicos da Volkswagen. Em estado de 0km e com meros 3 mil quilômetros rodados, esta raridade não é apenas um objeto de desejo para colecionadores e entusiastas, mas também um símbolo da longevidade e da importância da linha VW 1600 no contexto da indústria automotiva brasileira. Um verdadeiro legado sobre rodas, preservado como um tributo à era de ouro dos automóveis.

Fotos: @‌reginaldodecampinas
Fonte: @‌planetcarsbr

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Notícias

VW Variant 1971 em condição de 0km

O Volkswagen Variant, mais conhecido como VW 1600, é um verdadeiro ícone na história automotiva brasileira. Lançado em dezembro de 1968, o modelo rapidamente se destacou no mercado, conquistando um lugar cativo no coração dos brasileiros ao lado de lendas como o Fusca e a Kombi. Recentemente, o renomado caçador de raridades, Reginaldo de Campinas, fez uma descoberta que causou um verdadeiro frisson entre entusiastas e colecionadores: uma VW Variant 1971 em estado de 0km, com apenas 3 mil quilômetros rodados.

Tenho interesse »
Notícias

Três décadas do Plano Real

Neste mês de julho, comemoramos os 30 anos do Plano Real, uma transformação econômica que mudou o Brasil a partir de 1º de julho de 1994. Esta data marca o início da estabilidade econômica e o fim da hiperinflação, que atingia 2.700% ao ano. Esse cenário impactou profundamente o mercado automobilístico, onde os carros usados muitas vezes eram mais caros que os novos, devido ao ágio.

Tenho interesse »
Notícias

Repercutiu Ferrari Dino 208 GT4 1975

Para a galera que gosta de estar antena no mundo dos leilões, está em andamento o leilão de uma FERRARI DINO 208 GT4 1975 no site da “Sanches Leilões”. O veículo, que se encontra em péssimo estado de conservação e foi avaliado como sucata, mas está sendo bastante comentado no nosso setor do antigomobilismo.

Tenho interesse »