Federação Paulista de Antigomobilismo

1° Rally no Asfalto

Venha curtir essa experiência!

O evento vai reunir os mais diversos clássicos, em um passeio de regularidade que vai atravessar a cidade. Partindo do bairro do Tatuapé em São Paulo.

Os clássicos seguirão rumo a cidade de Guararema, onde uma grande recepção estará a espera para dar início ao Encontro de Carros Antigos Camilo Morais Guedes. Gostou da idéia, então venha fazer parte desse primeiro capítulo, inscreva-se!

Antes de realizar a sua pré-inscrição, leia atentamente ao regulamento do evento, disponível abaixo!

RALLY NO ASFALTO FPA

1ª EDIÇÃO | 10 DE DEZEMBRO DE 2023 | SÃO PAULO X GUARAREMA

REGULAMENTO

INTRODUÇÃO

O Rally no Asfalto experimental, na modalidade Rally de Regularidade, com caráter cultural e histórico, patrocinado por empresas de diversos setores da economia, destinado a veículos Históricos e Clássicos, e será regida pelo presente Regulamento.

ARTIGO. 1º – DEFINIÇÃO

1.1 O 1º Rally no Asfalto será experimental, com um passeio de regularidade destinadas a automóveis, constituídas por trechos definidos na ficha de inscrição.

ARTIGO 2º – RESPONSABILIDADES

2.1  –  Ao  preencherem  a  ficha  de  inscrição,  os  concorrentes submetem-se automaticamente  às disposições deste Regulamento.

2.2 – No ato da inscrição para o Rally no Asfalto, caracteriza a declaração dos participantes (condutor, acompanhante e zequinhas, se houver) em qualquer categoria e seus responsáveis legais, o fazem por conta e risco próprios e assumem total responsabilidade penal e civil,  por  qualquer  consequência  e/ou  acidente/incidente  que  por  ventura venham  a  causar  ou envolver-se  de  forma  direta  ou  indireta,  entre  os  dias  destinados  ao passeio,  quer  com  outros participantes,  quer  com  terceiros.  Os  participantes isentam  a  Organização  e  seus  membros, Patrocinadores  e  Colaboradores  deste  Rally,  de  todas  e  quaisquer  responsabilidades  ou  ônus  e indenizações, por atos diretos ou indiretos, inclusive pelo não atendimento deste Regulamento e outras regras aplicáveis e aqui mencionadas. Se for colocado (ou não), pela Organização do Evento, caminhão prancha e/ou caminhão cegonha, esta Organização não será responsável por quaisquer acidentes ou incidentes ocorridos por veículos ali transportados.

2.3 – Todas as dificuldades encontradas no percurso, serão de inteira responsabilidade dos concorrentes em transpôlas, mesmo que para tal, tenha que se desviar do roteiro, permanecendo imutável o tempo programado para o trecho, salvo instruções da organização em concordância dos  comissários ,  que  poderão  notificar através de fiscais e adendos escritos.

2.4 – Todos os participantes respeitarão, sem restrições, ao estabelecido neste Regulamento e às prescrições gerais aplicáveis às normas de trânsito brasileiras, estipuladas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

2.5 – A Organização reserva-se no direito de introduzir ou julgar convenientes ou as impostas por razões alheias à sua vontade, incluindo a programação no RPP (Regulamento Particular de Prova), o cancelamento   ou adiamento do Rally.   Essas alterações ao   Regulamento   serão levadas ao conhecimento de todos os interessados e participantes, por e-mail registrado no ato da inscrição (que confirma o recebimento), e ficarão arquivados na Secretaria do Rally, com uma cópia de posse da organização.

2.6 – Os participantes do Rally declaram que seus veículos estão em dia com seus documentos de registro, além   de   se responsabilizarem exclusivamente por quaisquer danos, que possam causar às rodovias e/ou bens públicos, seja municipal, estadual ou federal.

2.7 – A inscrição de um participante (condutor e acompanhante) estará condicionada à aprovação na Vistoria Técnica e Documental.

ARTIGO 3º – CATEGORIAS

Para veículos Históricos ou Clássicos conforme categorias abaixo:

HISTÓRICOS – veículos originais fabricados até 1970.

SUPER  COLECIONÁVEIS  –  veículos  originais  fabricados  entre  1971 até  1980.

CLÁSSICOS – veículos originais fabricados entre 1981 até 1993.

NEW CLÁSSICOS – veículos originais fabricados em 1994/1995.

3.1 – FILIAÇÃO

Todos os participantes (condutor) receberão a carteirinha de Filiação junto a FPA na categoria:  RALLY DE REGULARIDADE

ARTIGO 4º – INSCRIÇÕES, PARTICIPANTES E CANCELAMENTO.

4.1 – O limite de inscritos é de 60 (sessenta) veículos participantes por evento, seguindo os critérios das categorias do artigo 3º. Este limite poderá ser modificado pela organização no regulamento particular de cada etapa.

4.2 – As inscrições deverão ser realizadas através da página oficial do evento, com link de acesso disponível no site oficial da Federação Paulista de Antigomobilismo (www.oficialfpa.com.br).

4.3  –  O  período  de  inscrições  será  definido  pelo  regulamento 

particular  de  cada  evento,  sendo iniciado aproximadamente 30 (trinta) dias antes da data  do evento e encerrado  em  data  anterior  a data do evento ou quando for atingido o número máximo de inscritos, o que acontecer antes.

4.4 – A taxa de inscrição para todas as categorias será de R$ 150,00 (cento e cinquenta Reais), mais 2kg de alimentos não perecíveis, por veículo, podendo sofrer alterações sendo divulgadas no Regulamento Particular.

4.5 – A confirmação da inscrição será concluída após os procedimentos da secretaria de prova e a entrega do numeral do carro.

4.5.1 – O Organizador,  com  anuência dos comissários desportivos,  poderá se recusar  a aceitar  a inscrição de um participante (condutor e ou acompanhante), desde que justifique o motivo.

4.6 – Cancelamento de Inscrição

4.6.1 – Caso algum participante inscrito regularmente em um evento não puder comparecer, este deverá cancelar a sua inscrição pelo e-mail contato@oficialfpa.com.br até às 18h da segunda-feira que antecede o evento, e a sua vaga será cedida aos integrantes da fila de espera, se houver.

Parágrafo único:   Todo   evento   tem   um   custo   operacional   e   boa   parte   são   pagos antecipadamente então segue algumas regras abaixo para devolução do valor da inscrição em caso de cancelamento ou não comparecimento:

– O não comparecimento no evento, não há devolução do valor da inscrição; 

– Até 7 dias antes da realização do evento, não há devolução do valor da inscrição;

– De 8 a 20 dias antes da realização do evento, devolução de 50% do valor pago (Serão descontados taxas e impostos);

– De 21 dias em diante antes da realização do evento, devolução total do valor pago (Serão descontados taxas e impostos).

– Ocorrendo a Largada e a prova seja interrompida, conforme item 2.6. Não haverá devolução do valor pago pela inscrição.

ARTIGO 5º – IDADES E ACOMPANHANTES (“ZEQUINHAS”)

5.1. Para as categorias do artigo 3, serão aceitas inscrições apenas de motoristas maiores de 18 anos, devidamente habilitados e navegadores maiores de 12 anos, sendo que neste caso, o menor deverá estar munido de uma autorização expressa de seu responsável legal.

5.1.1 – Será autorizada à inclusão de até 3 (três) “Zequinhas” por veículo, (ou sua capacidade permitida conforme CRLV) com idade mínima de 08 (oito) anos, desde que os mesmos preencham ficha de cadastro  no  momento  da  inscrição  e  estejam  munidos  de 

autorizações  expressas  de  seus responsáveis legais.

Parágrafo  Único: Nos termos das autorizações para  menores,  deverá constar o  nome do evento, número da etapa, nome da cidade em que ela se realiza, nome completo de cada um, números de R.G. e C.P.F. e assinatura do responsável legal.

ARTIGO 6º – ORDEM DE LARGADA

6.1 – A ordem de largada das categorias será:  HISTÓRICOSSUPER COLECIONÁVEIS e CLÁSSICOS.  Podendo haver inversão  na  ordem  de  largada  caso necessário.

Parágrafo primeiro: Em todas as categorias a sequência da ordem de largada será definida por ordem de idade dos veículos, os mais antigos largando na frente em suas respectivas categorias.

Parágrafo segundo: Caso algum veículo seja substituído de última hora saindo da ordem de largada da respectiva categoria por problemas mecânicos ou outros, o mesmo deverá largar por último, mantendo seu número original e não sendo penalizado por tal substituição.

6.2  –  Os concorrentes  deverão  estar  à  disposição  da  Organização  para  o  seu  alinhamento  com antecedência de até 01 (uma) hora antes do seu horário de largada. Passado este prazo, a critério da Organização, a dupla poderá ter o seu horário de largada alterado para largar em último ou ser impedida de largar, caso não esteja pronta até este horário.

ARTIGO 8º – PREMIAÇÃO

8.1 – Premiação

8.1.2 – Todos os participantes serão premiados com troféu e certificado de participação

Parágrafo Único: Os organizadores do Rally no Aslfato, são os únicos autorizados a promover qualquer tipo de publicidade sobre o evento. Os participantes, membros da organização, todos os demais participantes e/ou envolvidos com o evento autorizam o uso de  sua imagem, cinética e eletrônica, para fins comerciais, editoriais, promocionais e publicitários, conforme termo de responsabilidade existente na ficha de inscrição.

ARTIGO 9º – Vistoria

O(s) equipamento(s)   de   segurança,   poderá(ão)   ser vistoriado(s)  por  Fiscais  do evento  devidamente  identificados  em  qualquer  momento  da  prova, solicitando a parada do concorrente no local da vistoria.

Nestas vistorias também poderá ser verificado o uso do cinto de segurança (respeitando o critério de originalidade do veículo) e o porte de bebidas alcoólicas entre outros itens.

ARTIGO 10º – VEÍCULOS ADMITIDOS

10.1 – Só serão admitidos:

  1. a) Veículos originais fabricados entre 1º de janeiro de 1919 até 31 de Dezembro de 1993 p/ as Categorias Históricos, Super Colecionáveis e Clássicos.

10.2  –  O  participante  deverá  se  apresentar  com  os  adesivos 

 fixados  nos  veículos  em  locais determinados pela organização .

10.3 – Ficará a critério da organização, proibir ou não a largada ou continuidade na prova de qualquer veículo que não reúna condições de segurança mínima exigida. Isentando a organização a devolução do valor de inscrição pago na etapa. O desrespeito a esta decisão por parte dos concorrentes poderá a critério da organização, impossibilitar a participação dos mesmos em etapas futuras.

ARTIGO 11º – DOCUMENTAÇÃO VEÍCULO

11.1  –  Será  obrigatória, no dia do evento,  a  apresentação  do  comprovante de inscrição e pagamento da taxa, junto a secretaria da prova e seus representantes.

 ARTIGO 12º – PENALIDADES

12.1 – Serão passíveis de desclassificação as duplas:

– Cujos  integrantes  (inclusos  os  “Zequinhas”)  ingerirem  ou  portarem  em  seus  veículos  bebidas alcoólicas, durante o transcurso da prova, entre a largada e a chegada.

– Não   afixar   no   seu   veículo,   nos   locais   preestabelecidos   em   

layout,   os   adesivos   dos patrocinadores do evento.

– Afixar  adesivos  de  patrocinadores  particulares  fora  das  áreas 

– For flagrada jogando lixo em qualquer ponto do trajeto. Todo e qualquer lixo deverá ser mantido dentro do veículo até o final do passeio.

– Tiver atitude antidesportiva no trajeto, obstruindo propositalmente outro participante, agredindo ou desrespeitando demais participantes ou membros da organização em qualquer momento durante todo o evento.

– Após a largada substituir qualquer dos participantes inscritos por outro.

– Desacatar as decisões das autoridades e diretores da FPA.

– Qualquer membro da equipe (piloto, navegador ou zequinha) forem flagrados não utilizando o cinto de segurança durante o evento (respeitando o critério de originalidade do veículo).

– Apresentar informações incorretas ou falsas em sua ficha de inscrição, bem como inscrever-se em categoria diferente à sua, conforme descrito no artigo 4.

– Exercer qualquer ato de desrespeito à propriedade  alheia.  Esta penalidade  não  isenta  a  dupla de  responder  e  arcar  com responsabilidades, decorrentes do ato, perante os prejudicados.

– Que partir antes do sinal de largada e não atender a solicitação para a repetição da mesma.

12.2 – Os casos omissos serão julgados pelos Comissários presentes nas provas.

ARTIGO 13º – ADESIVAGEM

18.1 – Será fornecido a cada participante 01 (um) adesivo com número e logotipo do evento e dos patrocinadores com a disposição exata de aplicação das peças. Esta disposição das peças deve ser cumprida à risca, sendo o desrespeito a este layout penalizado conforme descrito no artigo 12 deste regulamento.

18.2 – Para os participantes, haverá espaços e tamanhos determinados para seus patrocínios próprios não conflitantes aos patrocinadores, apoiadores e organizadores do evento.

18.3 – Na vistoria e na largada, a adesivagem do veículo será verificada. Caso a adesivagem não esteja de acordo com o mapa divulgado no regulamento particular da etapa, o veículo não poderá largar.

Parágrafo Único: O Rally no Asfalto é um evento promovido pela Federação Paulista de Antigomobilismo, patrocinado e apoiado por várias empresas de diversos setores da economia. O evento tem uma regra pré-estabelecida dando visibilidade a estas empresas.

As empresas  patrocinadoras  oficiais  do  evento  serão  divulgadas  através  de  adendo a este regulamento ou RPP, poderá haver alterações na lista de patrocinadores que serão divulgadas por meio de adendo ou RPP.

ARTIGO 14º – SISTEMA DE COMUNICAÇÃO

Fica proibido o uso de Rádio PY para todas as categorias. 

ARTIGO 15º – ADENDOS

20.1. Este regulamento poderá sofrer alterações, que serão divulgadas em adendos, publicados no site oficial do evento.

ARTIGO 16º – RECLAMAÇÃO

Toda reclamação deverá ser feita por escrito e entregue para a organização do evento.

RECOMENDAÇÃO IMPORTANTE

É de suma importância que todos os concorrentes leiam e conheçam este Regulamento .

. Portanto, dependerá  do  comportamento  de  cada  participante  a  imagem 

que  a  prova  trará  aos  moradores, proprietários e curiosos. Espera-se dos participantes um comportamento que contribua para que o Rally seja um esporte sádio e de alto nível, para que sempre seja possível contarmos com bons trajetos e angariar a simpatia do público para os próximos eventos.

Preencha os seus dados e garanta sua participação!