BMW e BMW Motorrad 100 anos de história

Conheça um pouco da história da linha oficial de motos da montadora alemã!

Em 2023 se comemora-se os 100 anos da BMW, mas, vamos contar um pouco da história da BMW Motorrad; Para quem não sabe, BMW Motorrad é a linha oficial de motos da montadora alemã. Assim como a BMW, a BMW Motorrad, também comemora o seu centenário, e esse marco garantiu alguns eventos, incluindo exposições em diversos países, de modelos clássicos que fizeram parte de toda história das Motos BMW.

(Foto: Imagem oficial: https://www.bmw-motorrad.com.br/ | BMW Motorrad Brasil)

MOTORRAD

Ao invés de explicarmos o que seria a BMW Motorrad, veja esse trecho em que a empresa define o que significa a história do ramo: “A história da BMW Motorrad é caracterizada pelo desejo do sucesso. Superação de desafios e celebração do sucesso. No entanto, também houve contratempos e foi preciso muita perseverança. Desistir nunca foi uma opção. A história da companhia é, essencialmente, sobre pessoas que compartilham uma paixão: aventureiros, sonhadores, inventores, atletas, visionários – homens e mulheres que buscam revolucionar as ruas com grandes ideias sobre duas rodas.”

A HISTÓRIA

A História se inicia, quando o designer-chefe da montadora, Max Friz, projetou o primeiro modelo de motocicleta BMW, que acabou sendo exibida na época no Salão Automóvel Alemão no dia 28 de setembro de 1923, a partir desse momento, formou-se uma base de apoio ao projeto, seus admiradores começaram a se interessar mais em ajudá-lo a difundir o segmento. Tratando do assunto “funcionalidade da motocicleta”, Rudolf Schleicher esteve à frente, Rudolf liderou o processo de produção do motor R 37 da BMW, que compôs o primeiro modelo esportivo.

Em 1937, Ernst Jakob Henne chegou ao marco de 279,503 km/h, quebrando o recorde de velocidade terrestre em um BMW 500 Kompressor.

(Foto: Modelo R32, apresentado por Max Friz em np Salão do Automóvel de 1923)
(Foto: BMW 500 Kompressor, restaurada de época)

DIFERENCIAL e INOVAÇÃO

A BMW Motorrad lançou as primeiras motocicletas de produção em série equipadas com o sistema de freio ABS, reconhecido como o aprimoramento de segurança mais eficaz até o momento. Agora, a divisão de motos da marca bávara está avançando ainda mais na área de segurança, anunciando que, a partir de 2013, será a pioneira mundial ao oferecer ABS de fábrica em todos os modelos de sua linha de produtos.

Ao adotar essa postura, a BMW Motorrad, que já disponibilizava essa característica no Brasil desde o início de 2012, está se adiantando à regulamentação que entrará em vigor na Europa em 2016. Essa regulamentação obriga todos os fabricantes da região a fornecerem o sistema ABS de fábrica.

HOJE EM DIA

Atualmente, Edgar Heinrich (atual VP Designer), criou o ícone do Touring BMW R1200 e alguns outros modelos. Seus projetos mais recentes são relacionados a Motocicletas elétricas, como a Scooter elétrica CE 04.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Por que o SUV ficou conhecido como “carro de mãe”?

Por muito tempo, os carros familiares eram representados por peruas, minivans ou sedãs espaçosos. Mas ao longo das últimas décadas, um novo protagonista estacionou na garagem do imaginário coletivo: o SUV, sigla para Sport Utility Vehicle, ou, como ficou popularmente conhecido no Brasil, o “carro de mãe”.

Leia mais »

Uma “miragem” de luxo no deserto do Catar

No início do século XXI, o Catar ainda não oferecia muitas opções culturais para seus visitantes e moradores. Em meio a esse cenário, o Museu Sheikh Faisal Bin Qassim Al Thani — mais conhecido como Museu FBQ — tornou-se uma alternativa ao então decadente Museu Nacional do Catar. Embora a visita exigisse um agendamento prévio e uma viagem pelo deserto, muitas vezes com dificuldades para encontrar o local, os visitantes eram recebidos na exuberante Fazenda Al Samriya com chá e bolo, antes de adentrarem um espaço repleto de prateleiras e vitrines abarrotadas de artefatos variados.

Leia mais »

Por que o SUV ficou conhecido como “carro de mãe”?

Por muito tempo, os carros familiares eram representados por peruas, minivans ou sedãs espaçosos. Mas ao longo das últimas décadas, um novo protagonista estacionou na garagem do imaginário coletivo: o SUV, sigla para Sport Utility Vehicle, ou, como ficou popularmente conhecido no Brasil, o “carro de mãe”.

Leia mais »

Uma “miragem” de luxo no deserto do Catar

No início do século XXI, o Catar ainda não oferecia muitas opções culturais para seus visitantes e moradores. Em meio a esse cenário, o Museu Sheikh Faisal Bin Qassim Al Thani — mais conhecido como Museu FBQ — tornou-se uma alternativa ao então decadente Museu Nacional do Catar. Embora a visita exigisse um agendamento prévio e uma viagem pelo deserto, muitas vezes com dificuldades para encontrar o local, os visitantes eram recebidos na exuberante Fazenda Al Samriya com chá e bolo, antes de adentrarem um espaço repleto de prateleiras e vitrines abarrotadas de artefatos variados.

Leia mais »

Coleção com clássicos 0km encontrada no Rio Grande do Sul

Uma coleção de veículos zero-quilômetro, incluindo três Fuscas e um Santana, foi recentemente descoberta em uma antiga concessionária na cidade de Estrela, Rio Grande do Sul. A Comercial Gaúcha encerrou suas atividades em 2001, mas manteve seu estoque intacto e o estabelecimento fechado desde então.

Leia mais »
plugins premium WordPress