Chevette completa 50 anos em 2023, conheça a história dessa lenda!

O Chevette completa em 2023, 50 anos; Seu primeiro modelo foi lançado em 1973, neste ano dividiu atenções com modelos como Volkswagen Brasília, Ford Maverick e o Dodjinho. O modelo tinha como principal inspiração a quarta geração do Opel Kadett, lançado na Europa, porém o Chevette “brazuca” foi lançado antes que a versão europeia.

Chevette Tubarão

Carinhosamente apelidada de Tubarão, o modelo contava com uma carroceria mais emblemática da série Chevette. Tinha faróis circulares emoldurados, luzes de direção localizadas abaixo do para choque, grade com lâminas finas e lanternas retangulares.

Equipado com um motor 1.4, com potência de 68cv, câmbio de quatro marchas e tração traseira, além de, freios dianteiros a disco como opcional.

O modelo contou também, com uma versão que marcou época, lançado em 1975, o esportivo GP, com faixas pretas no capô, laterais e na tampa do porta malas, faróis de neblina. Porém, sob o capô o Chevette “esportivo” trazia o mesmo motor. Dois anos depois a Chevrolet lançaria outro versão da proposta, o GP II, mas ambos não tiveram muito sucesso no mercado.

Chevrolet Chevette SL 1973

Chevette Hatch, Perua e Caminhonete

Em 1978, o modelo ganhou sua primeira reestilização. O adotou adotou uma grade bipartida, linhas no capô e novo desenho interno da lanterna. No ano seguinte o modelo ganhou uma família, com a opção de carroceria quatro portas.

A versão hatch da família trazia uma ampla abertura do porta malas, além dos bancos rebatíveis. Para quem precisava de espaço sem abrir mão do banco traseiro, o ideal era a perua Marajó. Para completar a família, a picape Chevy 500 só entrou para a família em 1984.

E mais uma vez a Chevrolet lançou uma novidade para manter a linha interessante para o mercado. Em 1980 o modelo ganhou uma lanterna bem maior e para-choques mais largos, com aplique de plástico. Nesse ano passou-se a ter a opção do motor 1.4 a álcool, com 69cv brutos.

No ano seguinte o Chevette adotou faróis quadrados. Também em 1981 foi lançada a versão esportiva do hatch, denominada S/R, com motor 1.6 a gasolina (76cv líquidos), faróis de neblina, aerofólio, faixas em degradê e forração quadriculada nos bancos.

Uma reestilização mais abrangente, a segunda na história do modelo, viria em 1983. O veículos ganhou faróis retangulares, grade inteiriça, frisos laterais em plástico, lanternas retangulares, capô e tampa traseira mais planos. Nas laterais, a novidade era a incorporação de quebra ventos. O motor 1.6, agora com opção a álcool (72cv líquidos), equipava toda a linha. Em 1985 o modelo passou a ter como opcional o câmbio automático, e em 1987 ganhou novamente pequenas alterações como por exemplo, lanternas maiores, nova grade e para choques.

Chevette Hatch SR 1.6

Fim da era do icônico modelo

No mesmo ano em 1987 o modelo com carroceria hatch e sedan de quatro portas saíram de linha. Em 1988 a linha adotou o motor 1.6/S, um pouco mais potente, com 81cavalos a álcool ou 73 cavalos a gasolina, ambos com carburador de corpo duplo. Em 1989 a fabricação da Marajó foi também foi encerrada.

O Chevette Junior, com motor 1.0 de 50cv e acabamento simplificado, chegou ao mercado em 1992. No ano seguinte a Chevrolet fez outra tentativa de tornar o modelo popular lançando a versão L, com design mais simples e motor 1.6; Mas logo em seguida em 1993 o sedan de duas portas saiu de linha, restando apenas a Chevy no mercado, que encerraria seu estrelato dois anos depois.

Chevette Junior 1.0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

10 motivos para ter um clássico em 2025!

Em um mundo cada vez mais dominado por SUVs híbridos, carros elétricos e sistemas autônomos, pode parecer improvável que um automóvel fabricado há três, quatro ou até cinco décadas ainda desperte tanto fascínio, e, mais do que isso, seja considerado um investimento sólido. No entanto, em 2025, o mercado e o público seguem provando o contrário.

Leia mais »

DETRAN-SP oficializa processo de regularização de veículos com placa amarela

A Federação Paulista de Antigomobilismo (FPA) celebra, junto à comunidade antigomobilista, uma conquista histórica: o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP) instituiu oficialmente o procedimento para a regularização de veículos que ainda utilizam a tradicional placa amarela, aquelas com duas letras, utilizadas até os anos 1990, permitindo sua adequação ao padrão atual Mercosul, conforme determinações da legislação vigente.

Leia mais »

Chilli Beans e Volkswagen lançam coleção inspirada em carros clássicos

A Chilli Beans e a Volkswagen se uniram para criar uma coleção que mais parece uma máquina do tempo visual, óculos e relógios que celebram os modelos clássicos da marca alemã, como o Fusca, a Kombi e o Golf GTI, produzidos entre 1949 e 1994. Composta por 29 modelos de óculos, incluindo solares, de grau, clip‑on e infantis, além de cinco relógios analógicos, a linha traduz em acessórios de design toda a nostalgia e charme dos carros que marcaram gerações.

Leia mais »

Com maior encontro já realizado, São Caetano se consolida na ponta do cenário antigomobilista

Entre os dias 18 e 20 de julho de 2025, o município de São Caetano do Sul viveu um dos momentos mais emblemáticos de sua trajetória cultural e histórica. A 16ª edição do Encontro Anual de Carros Antigos foi realizada em um formato inédito: pela primeira vez, o evento ocorreu de forma exclusiva, sem dividir espaço com as tradicionais atrações musicais do aniversário da cidade. A decisão estratégica privilegiou a experiência dos colecionadores, visitantes e clubes, permitindo um foco total no universo do antigomobilismo.

Leia mais »

Prêmio FPA de Antigomobilismo

A 16ª edição do Encontro Anual de Carros Antigos em São Caetano do Sul marcou um novo capítulo na história do antigomobilismo local. Pela primeira vez, a FPA, em parceria com a Secretaria de Cultura, realizou a premiação dos veículos de maior destaque, iniciativa que encantou clubes, expositores e colecionadores.

Leia mais »
plugins premium WordPress