Federação Paulista de Antigomobilismo

Clássicos que deixaram saudades

Veja alguns clássicos nacionais que se foram das linhas de montagem e deixaram muitas saudades!

CHEVROLET MONZA 

O Monza se manteve como “queridinho do povo” por muito tempo, apesar de seu lançamento do Brasil ter sido em 1982, ele já havia sido lançado da Alemanha na década de 70. A sua primeira versão trouxe alguns problemas que desagradavam muitas pessoas, como o câmbio de apenas 4 marchas e um motor fraco, porém em 84 foi lançada uma nova versão, onde o motor 1.8 era movido a álcool, e o seu câmbio era automático, fazendo com que esse modelo tornasse o Monza o carro mais vendido do Brasil.

(Foto: Imagem de época)
(Foto: Imagem de época)

SANTANA

Teve o seu lançamento oficial no Brasil em 1984, o seu diferencial era o seu motor movido a álcool e seu câmbio de 5 marchas, que era muito atrativo na época. E apesar de ser muito popular entre o povo na época, ainda era considerado um carro um pouco mais luxuoso que a média. Essa sua principal versão foi fabricada até o final de 89, mas deixou saudade para muitas pessoas até hoje.

(Foto: Imagem de época)
(Foto: Imagem de época)

CHEVETTE

Com a sua estreia em 1973, rapidamente caiu no gosto da galera. Algumas de suas vantagens era seu motor 1.4, que era inédito na época, trazendo um melhor desempenho em relação aos demais. Dois anos após seu lançamento, o Chevette teve mais de 100 mil unidades fabricadas, o carro também foi conhecido por estrear a função de pisca alerta nacionalmente.

(Foto: Imagem de época)
(Foto: Imagem de época)

KADETT

Outro grande clássico foi o Kadett. Coisa que poucos sabem, é que a sua primeira versão foi lançada em 1938, mas teve a sua fabricação interrompida por conta da guerra. Seu lançamento no Brasil em 89, repercutiu muito de forma positiva. O Kadett inovava em muitos quesitos como: Suspensão traseira regulável a ar, motor a álcool com injeção eletrônica e Check-control.

(Foto: Imagem de época)
(Foto: Imagem de época)

FORD DEL REY

Quem era da década de 80, ao pensar em Ford, já se lembram desse clássico. Carro lançado em 1981, o Ford Del Rey chegou para tomar o lugar do Galaxie Landau de forma indireta, um dos seus atributos mais prestigiados, era a sua capacidade de ser silencioso e suave, e no ano seguinte, teve o câmbio automático adicionado em seu modelo. Teve mais de 350 mil unidades vendidas em 10 anos, com certeza um clássico digno de ser lembrado.

(Foto: Imagem de época)
(Foto: Imagem de época)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Salão do Automóvel de 2025

Em 2025, o Salão do Automóvel de São Paulo retorna ao seu local histórico no Pavilhão do Anhembi, consolidando a importância do evento no calendário do automobilismo nacional. Serão 10 dias, de 22 de novembro a 1º de dezembro, para celebrar uma das maiores vitrines do setor automobilístico no mundo e um dos maiores eventos da indústria no Brasil.

Leia mais »

O Passat que “salvou” o primeiro Rock in Rio

No último final de semana (22/09), chegou ao fim a décima edição do mais famoso festival de música da américa latina, e um dos maiores e mais famosos do mundo, o Rock in Rio. A ediçã 2024 marcou também os 40 anos do festival, um megaevento que colocou o Rio de Janeiro no centro das atenções, mas também projetou o Brasil nas principais turnês musicais internacionais. Durante todas as suas 10 edições o evento foi acumulando histórias, recordes e curiosidades, e algumas delas iremos citar brevemente nessa matéria.

Leia mais »

Renault se inspira nos anos 70

O mundo do automóvel sempre esteve em constante evolução, mas alguns designs parecem desafiar o tempo, evocando emoções e paixões mesmo décadas após seu lançamento. O Renault 17, um clássico francês dos anos 1970, foi um desses carros que conquistou admiradores por seu design único e esportividade. Agora, o modelo renasce em uma versão moderna e sustentável, batizada de “R17 Electric Restomod”, que une o charme vintage ao futuro da mobilidade elétrica.

Leia mais »

Homenagem aos Antigomobilistas na Câmara Municipal de Goiânia

Na noite de ontem, 9 de setembro, a Câmara Municipal de Goiânia foi palco de uma cerimônia especial: uma sessão solene em homenagem com recebimento do Diploma de Honra ao Mérito aos antigomobilistas da região, reafirmando a importância desse movimento cultural para a cidade e o país. A celebração já faz parte do calendário oficial de Goiânia, graças a uma iniciativa do vereador Lucas Kitão, ele mesmo um entusiasta dos veículos clássicos e membro da Associação dos Proprietários de Carros Antigos de Goiás (APCAR), filiada à Federação Paulista de Antigomobilismo (FPA).

Leia mais »

7 de Setembro e os Guardiões da Memória Automotiva

No Brasil, o Dia da Independência não é apenas um momento para relembrar a história do país, mas também para celebrar ícones que, de certa forma, representam um pedaço importante dessa trajetória. Entre bandeiras e desfiles, os carros clássicos nacionais surgem como verdadeiros guardiões de uma memória que vai além do motor, despertando nostalgia e orgulho nos corações dos brasileiros. Modelos como o Opala, Brasília, Fusca, Maverick e outros veículos que marcaram gerações são vistos como símbolos de uma época de sonhos, conquistas e, claro, independência.

Leia mais »