Qual a história por trás do dia Nacional do Fusca?

Saiba o porquê da escolha da data e o contexto histórico desse ícone mundial!

Essa entra para a lista de curiosidades que você provavelmente não conhecia. No dia 20 de janeiro é comemorado o dia nacional do Fusca; Mas por qual motivo essa data comemorativa foi criada? E por que dia 20? A resposta, na verdade é bem simples, no dia 20 de janeiro de 1959, a Volkswagen deu início à produção do fusca em uma fábrica localizada em São Bernardo do Campo no ABC Paulista, e nesse ano se iniciou a história do provável carro mais famoso da história do Brasil.

(Foto: ©2023 Federação Paulista de Antigomobilismo. Todos os direitos reservados - Fotografia Limma Comunicação)

HISTÓRIA

Para nos ajudar a entender toda a importância desta data, primeiro devemos conhecer a história do icônico carro. O fusca, na verdade, surgiu no contexto de um regime nazista, e encomendado por Adolf Hitler, Ferdinand Porsche desenvolveu um modelo de carro compacto com um motor de dois cilindros, Hitler queria um carro que pudesse representar o povo, e então surgiu o fusca, tanto que o dia Mundial do Fusca é comemorado dia 22 de junho, pois nesta data em 1934, se deu início a produção do veículo na Europa.

Conforme os anos passavam, o Fusca recebia diversas melhorias e mudanças de design, até a década de 50, onde já havia modelos importados, porém, somente em 1950, fora inaugurada a primeira fábrica da Volkswagen no país, e em 1954, se deu início à produção do carro no Brasil, na cidade de em São Bernardo do Campo no ABC Paulista. Com o passar do tempo, os modelos foram se aprimorando recebendo melhorias, até alcançar uma versão de 65 cv, onde foi encerrada pela primeira vez a sua produção no ano de 1986.

(Foto: Volkswagen Fusca presente em cerimônia do Partido Nazista na Alemanha)
(Foto: Um dos primeiros modelos, adaptado para ser usado em combate durante a Segunda Guerra Mundial

Na década de 90 uma grande e grata surpresa; A pedido do então Presidente da República Itamar Franco, o Fusca voltou a ser fabricado no ano de 1993, dando origem ao tão famoso “Fusca Itamar”. Porém, foi em 1996 que novamente o Fusca teve o seu fim de linha mais uma vez decretado, finalizando as suas fabricações, com a última série chamada “ouro”. Porém o legado do Fusca não acabou por aí, pois ele se tornou a cara do Brasil, concedendo diversos títulos e marcos, e tendo um espaço até hoje no coração dos brasileiros.

CURIOSIDADES

O Fusca foi o carro que se manteve por mais tempo no primeiro lugar de carros mais vendidos do Brasil, com o marco de incríveis 24 vezes no TOP 1, não é à toa que é o veículo mais lembrado pelo público Brasileiro, fazendo parte da cultura popular, ou seja, o Fusca é “a cara do Brasil” até hoje.

(Foto: Primeiro modelo fabricado no Brasil, década de 50)
(Foto: Presidente Itamar Franco, inaugura oficialmente a linha de montagem do Fusca em SBC, anos 90)

O Fusca mais caro do mundo custou 1 milhão de dólares. Esse carro tem uma história por trás bem inusitada Após a compra, o dono do veículo o levou da concessionária para a casa do amigo, lá o sobrinho do amigo acabou arranhando o para lama sem querer, o que desanimou o dono, levando a abandonar o veículo na garagem, hoje em dia, o exemplar de 1954 quase 0 km, foi vendido por 1 milhão de dólares (cerca de 4,9 milhões de reais).

Outra curiosidade que poucos conhecem, é que a primeira logo da Volkswagen que foi aplicada no Fusca, era composto pelas tradicionais iniciais “V” e “W”, em uma suástica, isso por conta da origem nazista do Fusca que já contamos anteriormente, no fim da guerra, a logo foi trocada, tirando a suástica e adicionando uma engrenagem no lugar.

Enfim, hoje é o seu dia companheiro, Parabéns Fuscão!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Em Barretos Ana Castela é presenteada com Ford F-150 Custom

A jovem artista, hoje consolidada como a “Boiadeira” do Brasil, recebeu das mãos de seus empresários Raphael Soares e Rodolfo Alessi um presente que não poderia ser mais simbólico: uma Ford F-150 Custom 1978, exemplar raro, restaurado em perfeitas condições e avaliado em mais de R$ 325 mil.

Leia mais »

FIVA dá boas-vindas ao CARDE Museu do Brasil

O Brasil acaba de ganhar destaque no cenário mundial do antigomobilismo. Localizado em Campos do Jordão (SP), em meio a uma floresta de araucárias preservada, o Museu CARDE foi oficialmente integrado ao Colégio nº 3 da Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA), reconhecimento reservado a instituições de referência na preservação e valorização do patrimônio automotivo.

Leia mais »

Outlet premium Imigrantes

No último domingo, 17 de agosto, o estacionamento do Outlet Premium Imigrantes se transformou em um verdadeiro palco para a memória automotiva. O “Encontro de Carros Antigos”, fruto da parceria entre o Outlet e o Old Car Club do ABC Paulista, com apoio institucional da Federação Paulista de Antigomobilismo, reuniu colecionadores, entusiastas e famílias inteiras em uma manhã de nostalgia, cultura e solidariedade.

Leia mais »

Encontro de Carros Antigos no Outlet Premium Imigrantes

O encontro também marcou um feito inédito: foi o primeiro evento do gênero realizado dentro da rede Outlet Premium no Brasil. A estreia em São Bernardo do Campo abriu caminho para que a cultura do antigomobilismo ganhe ainda mais visibilidade em espaços de grande circulação, aproximando o público em geral do universo dos clássicos e despertando novas gerações para o valor histórico desses veículos.

Leia mais »

10 motivos para ter um clássico em 2025!

Em um mundo cada vez mais dominado por SUVs híbridos, carros elétricos e sistemas autônomos, pode parecer improvável que um automóvel fabricado há três, quatro ou até cinco décadas ainda desperte tanto fascínio, e, mais do que isso, seja considerado um investimento sólido. No entanto, em 2025, o mercado e o público seguem provando o contrário.

Leia mais »