A história por trás da Ford, e seu impacto para a indústria

Conheça a trajetória de umas principais montadoras do mundo, revolucionária e pioneira!

Não é nenhum segredo que a Ford domina o mercado de automóveis nos dias de hoje, porém para chegar neste patamar, houve diversos processos e mudanças que engrandeceram a marca ao longo do tempo. Mas nada disso seria possível, se não houvesse uma mente brilhante por trás.

(Foto: Primeira fábrica da FORD em Michigan/USA)

Henry Ford

Henry Ford, filho de William e Mary Ford, cresceu em uma fazenda em Michigan nos EUA. Lá foi onde Henry demonstrou seu interesse por engenharia, pois seu Hobbie era desmontar relógios e analisar a sua estrutura. Desde pequeno Henry observava as máquinas da fazenda, e pensava o quanto as máquinas podiam facilitar o trabalho humano, esse pensamento perdurou em sua mente por muito tempo.

Em sua fase adulta, Henry sempre buscou trabalhos que envolviam máquinas para colocar seus pensamentos em prática, ele chegou a trabalhar na Edison Illiminating Company (Companhia de Tomas Edison, o inventor da lâmpada), onde ele possuía a sua própria oficina, a qual fazia seus testes.

De testes em testes, Henry fez seus primeiros motores, deixando-os cada vez mais aplicáveis. Mas em 1896, ele pensou em como usar os motores para a mobilidade. Seu primeiro automóvel foi um quadriciclo, e após isso em 1903 Henry cria a Ford Motor Company.

(Foto: Trabalhadores atuando na linha de montagem)
(Foto: Produção FORD, Michigan/USA, início do século XX)

O Fordismo

Na época, os veículos eram feitos de forma artesanal, o que demandava mais tempo, e mão de obra qualificada. Analisando isso, Henry Ford criou um sistema em que, cada funcionário possuísse uma função pequena e específica, função essa que ele repetiria diversas vezes.

Esse modelo diminui os custos, a exigência de mão de obra qualificada, e possibilitava uma produção em massa. O fordismo era caracterizado também pelo auto estoque, pois era um produto que duraria muito tempo se ficasse parado, então independentemente de a demanda estar baixa ou não, os estoques eram sempre muito cheios.

Apesar de esse ser um modelo muito positivo para os negócios da empresa, os trabalhadores saiam prejudicados, por trabalharem por diversas horas e de forma maçante, com pouquíssimos direitos trabalhistas e baixos salários. Então os trabalhadores começaram a exigir mais direitos e condição de trabalho.

(Foto: Primeiros veículos produzidos no Brasil)
(Foto: Instalações da primeira fábrida da FORD no Brasil), autoesporte.globo.com, 16 de Abril de 2022

A Ford no Brasil

Na década de 50, a Ford se interessa em levar a sua marca para o mundo todo, trazendo assim a Ford para o Brasil nessa mesma década. Assim surgiu a Fábrica do Ipiranga, fabrica essa que empregava mais de 2500 funcionários, e produzia 125 carros por dia.

A fábrica começou com caminhões aqui no brasil, sendo o primeiro veículo, o Ford F-600. A empresa foi de caminhões, a tratores, até chegar em carros usados no dia a dia.

Carros clássicos Ford

Ford Galaxie (1967)

A começar com um clássico de luxo da Ford, o Galaxie possuía um interior muito espaçoso, e um lindo acabamento, que passava a sua marca de luxo por onde quer que passasse.

(Foto: Ford Galaxie 1967)

Ford Maverick (1973)

Com certeza um dos carros mais emblemáticos da Ford, que em entrou muito em alta após sair de linha. Seu Desing na época era considerado problemático, pois possuía pouco espaço no banco traseiro se comparado ao opala, porém isso não impediu o Maverick de se tornar um grande clássico.

(Foto: Ford Maverick 1973 )

Ford Ka (1997)

Esse não poderia ficar de fora, pois com certeza teve grande participação na formação da identidade de veículos nacionais. Era possível encontrar um desses por todo lugar.

(Foto: Ford Ka 1997)

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Conheça os modelos que completam 30 anos em 2026

Em 2026 uma nova safra de veículos e motocicletas, entram para o seleto “clube dos clássicos”, ao atingir o marco histórico dos 30 anos, critério mínimo exigido pela legislação brasileira para que um modelo seja reconhecido como Veículo de Coleção. A partir de 1º de Dezembro, todos os exemplares fabricados em 1996 passam a estar aptos a solicitar a Vistoria para dar início ao proceso de Certificação de Originalidade, etapa obrigatória para obtenção da Placa Preta. Consulte a lista abaixo e verifique se o seu veículo ou motocicleta faz parte da seleção.

Leia mais »

O Camaro que ajudou a criar uma gigante do fast-food americano

Você sabia que uma das maiores redes de pizzaria do mundo só existe porque um carro antigo foi vendido? A história parece improvável, mas é absolutamente verdadeira, e emociona qualquer apaixonado por antigomobilismo. Antes de fundar a Papa John’s, John Schnatter tinha um grande orgulho na garagem: um Chevrolet Camaro Z28 1971, seu companheiro de juventude e símbolo de liberdade.

Leia mais »

São Paulo e a força da cultura JDM

O JDM Culture SP Auto Salon 2025, realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, apresentou um panorama vibrante da cultura automotiva japonesa, uma vertente que transforma o automóvel em expressão de estilo, técnica e identidade.

Leia mais »

Circuito FPA® chegou em São Bernardo do Campo!

No domingo, 19 de outubro, o São Bernardo Plaza Shopping recebeu pela primeira vez uma etapa oficial do Circuito FPA® de Antigomobilismo, iniciativa da Federação Paulista de Antigomobilismo. A estreia aconteceu sob chuva e frio, mas nem o clima desanimou os apaixonados por veículos clássicos, que compareceu para prestigiar o evento. O estacionamento do shopping tornou-se um ponto de encontro vibrante, onde carros de diferentes épocas despertaram olhares curiosos e lembranças afetivas.

Leia mais »