Federação Paulista de Antigomobilismo

A história por trás da Ford, e seu impacto para a indústria

Conheça a trajetória de umas principais montadoras do mundo, revolucionária e pioneira!

Não é nenhum segredo que a Ford domina o mercado de automóveis nos dias de hoje, porém para chegar neste patamar, houve diversos processos e mudanças que engrandeceram a marca ao longo do tempo. Mas nada disso seria possível, se não houvesse uma mente brilhante por trás.

(Foto: Primeira fábrica da FORD em Michigan/USA)

Henry Ford

Henry Ford, filho de William e Mary Ford, cresceu em uma fazenda em Michigan nos EUA. Lá foi onde Henry demonstrou seu interesse por engenharia, pois seu Hobbie era desmontar relógios e analisar a sua estrutura. Desde pequeno Henry observava as máquinas da fazenda, e pensava o quanto as máquinas podiam facilitar o trabalho humano, esse pensamento perdurou em sua mente por muito tempo.

Em sua fase adulta, Henry sempre buscou trabalhos que envolviam máquinas para colocar seus pensamentos em prática, ele chegou a trabalhar na Edison Illiminating Company (Companhia de Tomas Edison, o inventor da lâmpada), onde ele possuía a sua própria oficina, a qual fazia seus testes.

De testes em testes, Henry fez seus primeiros motores, deixando-os cada vez mais aplicáveis. Mas em 1896, ele pensou em como usar os motores para a mobilidade. Seu primeiro automóvel foi um quadriciclo, e após isso em 1903 Henry cria a Ford Motor Company.

(Foto: Trabalhadores atuando na linha de montagem)
(Foto: Produção FORD, Michigan/USA, início do século XX)

O Fordismo

Na época, os veículos eram feitos de forma artesanal, o que demandava mais tempo, e mão de obra qualificada. Analisando isso, Henry Ford criou um sistema em que, cada funcionário possuísse uma função pequena e específica, função essa que ele repetiria diversas vezes.

Esse modelo diminui os custos, a exigência de mão de obra qualificada, e possibilitava uma produção em massa. O fordismo era caracterizado também pelo auto estoque, pois era um produto que duraria muito tempo se ficasse parado, então independentemente de a demanda estar baixa ou não, os estoques eram sempre muito cheios.

Apesar de esse ser um modelo muito positivo para os negócios da empresa, os trabalhadores saiam prejudicados, por trabalharem por diversas horas e de forma maçante, com pouquíssimos direitos trabalhistas e baixos salários. Então os trabalhadores começaram a exigir mais direitos e condição de trabalho.

(Foto: Primeiros veículos produzidos no Brasil)
(Foto: Instalações da primeira fábrida da FORD no Brasil), autoesporte.globo.com, 16 de Abril de 2022

A Ford no Brasil

Na década de 50, a Ford se interessa em levar a sua marca para o mundo todo, trazendo assim a Ford para o Brasil nessa mesma década. Assim surgiu a Fábrica do Ipiranga, fabrica essa que empregava mais de 2500 funcionários, e produzia 125 carros por dia.

A fábrica começou com caminhões aqui no brasil, sendo o primeiro veículo, o Ford F-600. A empresa foi de caminhões, a tratores, até chegar em carros usados no dia a dia.

Carros clássicos Ford

Ford Galaxie (1967)

A começar com um clássico de luxo da Ford, o Galaxie possuía um interior muito espaçoso, e um lindo acabamento, que passava a sua marca de luxo por onde quer que passasse.

(Foto: Ford Galaxie 1967)

Ford Maverick (1973)

Com certeza um dos carros mais emblemáticos da Ford, que em entrou muito em alta após sair de linha. Seu Desing na época era considerado problemático, pois possuía pouco espaço no banco traseiro se comparado ao opala, porém isso não impediu o Maverick de se tornar um grande clássico.

(Foto: Ford Maverick 1973 )

Ford Ka (1997)

Esse não poderia ficar de fora, pois com certeza teve grande participação na formação da identidade de veículos nacionais. Era possível encontrar um desses por todo lugar.

(Foto: Ford Ka 1997)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O Passat que “salvou” o primeiro Rock in Rio

No último final de semana (22/09), chegou ao fim a décima edição do mais famoso festival de música da américa latina, e um dos maiores e mais famosos do mundo, o Rock in Rio. A ediçã 2024 marcou também os 40 anos do festival, um megaevento que colocou o Rio de Janeiro no centro das atenções, mas também projetou o Brasil nas principais turnês musicais internacionais. Durante todas as suas 10 edições o evento foi acumulando histórias, recordes e curiosidades, e algumas delas iremos citar brevemente nessa matéria.

Leia mais »

Renault se inspira nos anos 70

O mundo do automóvel sempre esteve em constante evolução, mas alguns designs parecem desafiar o tempo, evocando emoções e paixões mesmo décadas após seu lançamento. O Renault 17, um clássico francês dos anos 1970, foi um desses carros que conquistou admiradores por seu design único e esportividade. Agora, o modelo renasce em uma versão moderna e sustentável, batizada de “R17 Electric Restomod”, que une o charme vintage ao futuro da mobilidade elétrica.

Leia mais »

O Passat que “salvou” o primeiro Rock in Rio

No último final de semana (22/09), chegou ao fim a décima edição do mais famoso festival de música da américa latina, e um dos maiores e mais famosos do mundo, o Rock in Rio. A ediçã 2024 marcou também os 40 anos do festival, um megaevento que colocou o Rio de Janeiro no centro das atenções, mas também projetou o Brasil nas principais turnês musicais internacionais. Durante todas as suas 10 edições o evento foi acumulando histórias, recordes e curiosidades, e algumas delas iremos citar brevemente nessa matéria.

Leia mais »

Renault se inspira nos anos 70

O mundo do automóvel sempre esteve em constante evolução, mas alguns designs parecem desafiar o tempo, evocando emoções e paixões mesmo décadas após seu lançamento. O Renault 17, um clássico francês dos anos 1970, foi um desses carros que conquistou admiradores por seu design único e esportividade. Agora, o modelo renasce em uma versão moderna e sustentável, batizada de “R17 Electric Restomod”, que une o charme vintage ao futuro da mobilidade elétrica.

Leia mais »

Homenagem aos Antigomobilistas na Câmara Municipal de Goiânia

Na noite de ontem, 9 de setembro, a Câmara Municipal de Goiânia foi palco de uma cerimônia especial: uma sessão solene em homenagem com recebimento do Diploma de Honra ao Mérito aos antigomobilistas da região, reafirmando a importância desse movimento cultural para a cidade e o país. A celebração já faz parte do calendário oficial de Goiânia, graças a uma iniciativa do vereador Lucas Kitão, ele mesmo um entusiasta dos veículos clássicos e membro da Associação dos Proprietários de Carros Antigos de Goiás (APCAR), filiada à Federação Paulista de Antigomobilismo (FPA).

Leia mais »