Per Gillbrand, no Hall da Fama da FIVA

O brilhante engenheiro sueco falecido em 2016, revolucionou a utilização de turbocompressores!

Uma das figuras menos reconhecidas no mundo automobilístico, Per Gillbrand (1934-2016), o brilhante engenheiro sueco mais conhecido como Mr Turbo, ganhou destaque ao longo dos anos como um dos maiores defensores da aplicação de turbocompressores para aumentar a potência e a eficiência dos motores a gasolina, principalmente os utilizados nos veículos Saab ao longo das décadas.

(Foto de época: Per Gillbrand admira uma das suas intervenções mecânicas)
(Foto: Per Gillbrand ao lado do motor do clássico Rolls-Royce Merlin 38, que recebeu a sua tecnologia)

Embora Per Gillbrand tenha nos deixado em 2016, sua memória foi homenageada em 3 de setembro, quando sua viúva, Inga Gillbrand, recebeu em seu nome um prestigioso troféu que o introduziu no exclusivo FIVA Heritage Hall of Fame, localizado no F11 Museum, em Nykoping. Esta cidade está situada aproximadamente a 100 km a sudoeste de Estocolmo.

O evento foi organizado pela ANF sueca da FIVA, com a presença de Kurt Sjoberg, presidente do MHRF (MotorHistoriska RiksForbundet), juntamente com sua equipe, que inclui Karl Ask, diretor-geral do MHRF, e Goran Schusseleder, chefe de comunicações do MHRF, entre outros. A família de Inga Gillbrand, composta por sua filha Ebba, seu filho Peter, sua nora Kicki e sua neta Josefine, também foi homenageada e celebrada pelos membros do MHRF em Nykoping. Além disso, o evento contou com a presença de Tiddo Bresters, presidente da FIVA, Peter Edqvist, vice-presidente sênior, Gautam Sen, vice-presidente, e Timo Vuortio, diretor.

(Foto: Per Gillbrand por Joey Abright)

Após sua aposentadoria, Per Gillbrand dedicou-se à criação de modelos em escala totalmente funcionais de alguns dos motores automobilísticos mais emblemáticos da história, incluindo o motor em linha de oito cilindros do Bugatti Type 35, um V-Twin da Husqvarna, o motor rotativo Gnome e o W16 do Bugatti Chiron. De seus 20 modelos, oito estavam em exibição, e seu filho, Peter Gillbrand, engenheiro da AVL, demonstrou o funcionamento do incrivelmente complexo motor V12 em miniatura do Rolls-Royce Merlin, proporcionando uma fascinante visão da história dos automóveis e dos transportes.

Com Per Gillbrand sendo o primeiro sueco (e a primeira pessoa do ano) a ser incluído no Heritage Hall of Fame da FIVA, esperamos ansiosamente futuros eventos para celebrar as grandes personalidades da cultura e da história automobilística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

4° Encontro de Clássicos GoMec

O 4º Encontro de Carros Clássicos de Diadema, uma iniciativa da GoMec Auto Peças, promete atrair amantes de veículos antigos e colecionadores. Comemorando 22 anos de história, a GoMec se consolidou como referência no segmento e, mais uma vez, organiza este evento imperdível, que celebra a paixão por carros clássicos e a cultura do antigomobilismo.

Leia mais »

DNF 2025 em São Bernardo!

DNF 2025, São Bernardo deu o pontapé inicial as comemorações na manhã do Domingo (19/01), mais uma vez, o Shopping São Bernardo Plaza recebeu os clássicos da VW, uma linda festa preparada pelos amigos do Fusca Clube do Brasil.

Leia mais »

4° Encontro de Clássicos GoMec

O 4º Encontro de Carros Clássicos de Diadema, uma iniciativa da GoMec Auto Peças, promete atrair amantes de veículos antigos e colecionadores. Comemorando 22 anos de história, a GoMec se consolidou como referência no segmento e, mais uma vez, organiza este evento imperdível, que celebra a paixão por carros clássicos e a cultura do antigomobilismo.

Leia mais »

DNF 2025 em São Bernardo!

DNF 2025, São Bernardo deu o pontapé inicial as comemorações na manhã do Domingo (19/01), mais uma vez, o Shopping São Bernardo Plaza recebeu os clássicos da VW, uma linda festa preparada pelos amigos do Fusca Clube do Brasil.

Leia mais »

Segmento bate recorde em 2024

A cultura do antigomobilismo, que envolve a compra e o colecionamento de veículos antigos, tem se consolidado como uma prática crescente no Brasil. De acordo com um levantamento realizado pela JDA Research, sob a solicitação da Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA), esse mercado movimenta cerca de R$ 32,6 bilhões por ano no país. Os dados incluem gastos diretos, como manutenção (R$ 16,1 bilhões), comércio de carros antigos (R$ 12,3 bilhões), eventos especializados (R$ 3,5 bilhões) e despesas indiretas, como as mensalidades de clubes (R$ 768 milhões).

Leia mais »