13° HOTVOLKS and Friends
No último final de semana (16 e 17 de Novembro), rolou mais uma edição do Hotvolks em Atibaia, São Paulo. O evento chegou a sua 13° edição, abraçando os adeptos
A década de 70 foi uma ótima época para o mundo do automobilismo, com o lançamento de alguns clássicos e popularização de outros. Hoje listamos os carros mais populares da década de 70, com curiosidades e fatos sobre cada veículo!
Volkswagen Fusca
O Fusca é um ícone dos carros dos anos 70, com o primeiro milhão de unidades fabricadas nessa década. Em 1972, tornou-se o carro mais vendido do mundo. No Brasil, foi lançado em 1959 e foi o primeiro veículo fabricado pela Volkswagen. O conceito inicial do Fusca foi apresentado pelo engenheiro Béla Barényi em 1925, mas foi Ferdinand Porsche que desenvolveu o protótipo, com o apoio de Hitler, entre 1934 e 1937, lançando o primeiro modelo em 1940 como KdF Wagen. A produção foi interrompida durante a Segunda Guerra Mundial e retomada em 1945 sob controle britânico. No Brasil, o Fusca começou a ser importado em 1950.
Ford Corcel
O Ford Corcel foi fabricado no Brasil de 1968 a 1986, inicialmente um projeto da Willys Overland em parceria com a Renault antes de ser comprado pela Ford em 1967. Eleito carro do ano em 1969, 1973 e 1979 pela revista Autoesporte, o Corcel começou como um sedã de quatro portas e passou por várias mudanças em 1973, se assemelhando ao Ford Maverick. Em 1985, recebeu a frente do Del Rey e outros detalhes estilísticos. Entre os modelos desenvolvidos estavam o Ford Corcel GT, Ford Corcel Bino, Ford Corcel GTXP e Corcel II.
Ford Belina
O Ford Belina, lançado em 1970 e descontinuado em 1991, era a versão Station Wagon. Inicialmente, tinha um motor de 1.3, atualizado para 1.4 em 1973, com versões básicas, luxo e LDO. Em 1978, foi atualizado e renomeado para Belina II. Teve três séries especiais: Cinco Estrelas, Astro e Série Especial.
Volkswagen Kombi
Muitos associam a década de 70 com o auge da Kombi, pois apesar de fabricada nos anos 50, a sua presença nas ruas aumentou cada vez mais ao passar dos anos. Pioneira das vans de passageiros, deriva da palavra Kombinationsfahrzeug do alemão, que significa “veículo combinado”. Sua versão mais famosa é a da primeira geração, conhecida como “Kombi Corujinha”, e o seu último modelo foi lançado em 2013, denominado “Last Edition”, o veículo foi descontinuado em 2014.
Volkswagen 1600
Um modelo que não poderia ficar de fora é o VW 1600, por conta da sua fama como “Zé do Caixão” (referência ao icônico personagem que fazia sucesso na época). O carro era conhecido dessa forma por seu formato retangular, porém pouco chamativo, que trazia uma sutileza agradável ao veículo. O modelo foi descontinuado muito rapidamente, porém os que compraram ele nunca esqueceram do Zé do Caixão.
Chevrolet Opala
Impossível fazer uma lista de carros populares dos anos 70 e deixar de fora o Opala, que, por acaso, aparece algumas vezes por aqui, isso é um demonstrativo do quão popular esse veículo foi. Mais de 500 mil unidades produzidas, o Opala foi um sucesso entre o povo, durando quase 3 décadas e rendendo diversas versões, todas colecionáveis hoje em dia.
Volkswagen Karmann Ghia
Fechando a lista com mais um da VW, dessa vez um mais incomum. O Karmann foi um sucesso no seu lançamento, vendendo mais de 10 mil unidades no seu primeiro ano na década de 60, porém ainda não era um sucesso no Brasil, mas posteriormente, por conta da sua popularidade, outros modelos foram criados e trazidos ao país. Chamava atenção principalmente por seu design robusto e denso, tendência que começou a ser apresentada nos pós-Segunda Guerra.
Ford Rural Willys
O Rural Willys, fabricado pela Willys Overland dos EUA de 1946 a 1967, começou a ser produzido no Brasil em 1970, após a fábrica ser adquirida pela Ford. Inspirado na arquitetura de Brasília, foi descontinuado em 1977 com 182 mil unidades produzidas. Considerado um precursor dos utilitários esportivos, é robusto, espaçoso e off-road, com tração 4×4 e 4×2 e potência de 90 hp.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!
No último final de semana (16 e 17 de Novembro), rolou mais uma edição do Hotvolks em Atibaia, São Paulo. O evento chegou a sua 13° edição, abraçando os adeptos
Em 2025, o Salão do Automóvel de São Paulo retorna ao seu local histórico no Pavilhão do Anhembi, consolidando a importância do evento no calendário do automobilismo nacional. Serão 10
No último final de semana (22/09), chegou ao fim a décima edição do mais famoso festival de música da américa latina, e um dos maiores e mais famosos do mundo,
Av. Conselheiro Carrão, 484 – Sala 2
Vila Carrao, São Paulo – SP, 03402-000