Federação Paulista de Antigomobilismo

A história de Gerard Berger, o primeiro piloto da Red Bull na F1

A lenda austríaca, ajudou de forma significativa na construção da marca mundo a fora!

A Red Bull hoje em dia é uma das maiores empresas envolvidas no esporte de alta velocidade (F1), juntamente com Ferrari, Mercedes, entre outras, que fazem ou fizeram parte do esporte. A marca vem se destacando muito, então nada mais justo e pertinente, que falarmos sobre a história por trás do primeiro corredor de F1, sob o nome da Red Bull.

(Foto:Ferrari de Berger no final dos anos 80)

GERHARD BERGER

Esse é o nome do homem que conquistava o amor do público, muitas vezes não só por sua habilidade, mas também pelo seu carisma. Na época chamava muita atenção por ser uma pessoa de natureza brincalhona, cativando a todos que conviviam com ele, e a seus fãs. O lado competitivo do austríaco também se acentuava, o que o fez ter 10 Vitórias no Grand Prix.

O INÍCIO

A Red Bull estava muito certa de sua decisão, quando escolheram Gerhard Berger como o seu primeiro atleta a ter um patrocínio da empresa em 1989. A partir de então, estava ali selada uma união histórica, que resultaria em grandes resultados e objetivos realizados em nome da Red Bull.

O resultado dessa parceria foi instantâneo, a marca foi muito beneficiada por escolher essa forte imagem para representá-los; Os desempenhos nas corridas eram bons e satisfatórios, a base de fãs crescia cada vez mais, o que provava ainda mais, que por trás da personalidade descontraída e brincalhona de Berger, ele ainda mantinha o seu senso competitivo muito afiado.

(Foto: Berger atuando como piloto da Ferrari em 1989)
(Foto: Amigos além das pistas, Berger e Senna)

O INCIDENTE

Um acidente que abalou o esporte naquele mesmo ano, foi o da curva Tamburello (a mesma em que Senna sofreu o acidente). Ainda em 1989, no Gand Prix de Ímola em San Marino, Berger ao tentar efetuar uma curva, acabou não conseguindo controlar devidamente o veículo, e se chocou de frente com o muro em uma velocidade de 289 km/h. O carro foi despedaçado, e em seguida, as chamas tomaram conta do carro, em seguida chegaram os bombeiros para controlar a situação, conseguiram apagar totalmente o fogo e retirar Berger de lá, quando o tiraram estava desacordado, estado em que continuou por mais 3 minutos, porém seus maiores danos foram algumas queimaduras de segundo grau no braço, e algumas costelas trincadas.

(Foto: Momento do acidente de Berger em 1989, no GP de San Marino)
(Foto: Sequência do acidente, carro em chamas aguarda bombeiros)

APOSENTADORIA DOS COCKPITS

Após seu acidente, Berger continuou a competir até 1997, quando anunciou sua aponsetadoria das pistas; Porém, a parceria com a Red Bull, não acabou por aí. Anos depois, Gerhard Berger se tornou um dos proprietários da STR da Fórmula 1, antiga Equipe Minardi, tendo como principal parceira comercial, novamente a marca austríaca de bebidas energéticas Red Bull, ambos com 50% da equipe. Em novembro de 2008, ele vendeu sua parte para a Red Bull, prevendo dificuldades futuras para a equipe. Ainda hoje Berger atua nos bastidores da Fórmula 1, como executivo e chefe de equipes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Interclubes encontro de Clubes de Goiânia

O Interclubes é um encontro imperdível para os amantes de carros antigos em Goiânia! No dia 24 de Novembro, a partir das 9 horas, o CEPAL do Setor Sul será o ponto de encontro de clubes de carros clássicos de toda a região. O evento promete atrações como exposições de veículos, troca de experiências entre os participantes e uma atmosfera nostálgica que celebra a história automotiva. Venha apreciar essas relíquias sobre rodas e aproveitar um dia de confraternização entre apaixonados por automóveis!

Leia mais »

13° HOTVOLKS and Friends

No último final de semana (16 e 17 de Novembro), rolou mais uma edição do Hotvolks em Atibaia, São Paulo. O evento chegou a sua 13° edição, abraçando os adeptos do segmento Aircooled, um segmento em grande ascensão no cenário, segmento extremamente unido e apaixonado, do qual se auto intitularam “família”; E foi exatamente isso que encontramos por lá, uma grande união e demonstração de paixão, nós da Federação Paulista de Antigomobilismo, estivemos mais uma vez presente, fazendo valer o convite e prestigiando os organizadores e apoiando mais essa iniciativa.

Parabéns família Aircooled por mais um grande evento. Seguimos juntos, unindo as paixões e valorizando as culturas em suas variadas vertentes!

Leia mais »

Interclubes encontro de Clubes de Goiânia

O Interclubes é um encontro imperdível para os amantes de carros antigos em Goiânia! No dia 24 de Novembro, a partir das 9 horas, o CEPAL do Setor Sul será o ponto de encontro de clubes de carros clássicos de toda a região. O evento promete atrações como exposições de veículos, troca de experiências entre os participantes e uma atmosfera nostálgica que celebra a história automotiva. Venha apreciar essas relíquias sobre rodas e aproveitar um dia de confraternização entre apaixonados por automóveis!

Leia mais »

13° HOTVOLKS and Friends

No último final de semana (16 e 17 de Novembro), rolou mais uma edição do Hotvolks em Atibaia, São Paulo. O evento chegou a sua 13° edição, abraçando os adeptos do segmento Aircooled, um segmento em grande ascensão no cenário, segmento extremamente unido e apaixonado, do qual se auto intitularam “família”; E foi exatamente isso que encontramos por lá, uma grande união e demonstração de paixão, nós da Federação Paulista de Antigomobilismo, estivemos mais uma vez presente, fazendo valer o convite e prestigiando os organizadores e apoiando mais essa iniciativa.

Parabéns família Aircooled por mais um grande evento. Seguimos juntos, unindo as paixões e valorizando as culturas em suas variadas vertentes!

Leia mais »

Salão do Automóvel de 2025

Em 2025, o Salão do Automóvel de São Paulo retorna ao seu local histórico no Pavilhão do Anhembi, consolidando a importância do evento no calendário do automobilismo nacional. Serão 10 dias, de 22 de novembro a 1º de dezembro, para celebrar uma das maiores vitrines do setor automobilístico no mundo e um dos maiores eventos da indústria no Brasil.

Leia mais »