A história por trás da Ford, e seu impacto para a indústria

Conheça a trajetória de umas principais montadoras do mundo, revolucionária e pioneira!

Não é nenhum segredo que a Ford domina o mercado de automóveis nos dias de hoje, porém para chegar neste patamar, houve diversos processos e mudanças que engrandeceram a marca ao longo do tempo. Mas nada disso seria possível, se não houvesse uma mente brilhante por trás.

(Foto: Primeira fábrica da FORD em Michigan/USA)

Henry Ford

Henry Ford, filho de William e Mary Ford, cresceu em uma fazenda em Michigan nos EUA. Lá foi onde Henry demonstrou seu interesse por engenharia, pois seu Hobbie era desmontar relógios e analisar a sua estrutura. Desde pequeno Henry observava as máquinas da fazenda, e pensava o quanto as máquinas podiam facilitar o trabalho humano, esse pensamento perdurou em sua mente por muito tempo.

Em sua fase adulta, Henry sempre buscou trabalhos que envolviam máquinas para colocar seus pensamentos em prática, ele chegou a trabalhar na Edison Illiminating Company (Companhia de Tomas Edison, o inventor da lâmpada), onde ele possuía a sua própria oficina, a qual fazia seus testes.

De testes em testes, Henry fez seus primeiros motores, deixando-os cada vez mais aplicáveis. Mas em 1896, ele pensou em como usar os motores para a mobilidade. Seu primeiro automóvel foi um quadriciclo, e após isso em 1903 Henry cria a Ford Motor Company.

(Foto: Trabalhadores atuando na linha de montagem)
(Foto: Produção FORD, Michigan/USA, início do século XX)

O Fordismo

Na época, os veículos eram feitos de forma artesanal, o que demandava mais tempo, e mão de obra qualificada. Analisando isso, Henry Ford criou um sistema em que, cada funcionário possuísse uma função pequena e específica, função essa que ele repetiria diversas vezes.

Esse modelo diminui os custos, a exigência de mão de obra qualificada, e possibilitava uma produção em massa. O fordismo era caracterizado também pelo auto estoque, pois era um produto que duraria muito tempo se ficasse parado, então independentemente de a demanda estar baixa ou não, os estoques eram sempre muito cheios.

Apesar de esse ser um modelo muito positivo para os negócios da empresa, os trabalhadores saiam prejudicados, por trabalharem por diversas horas e de forma maçante, com pouquíssimos direitos trabalhistas e baixos salários. Então os trabalhadores começaram a exigir mais direitos e condição de trabalho.

(Foto: Primeiros veículos produzidos no Brasil)
(Foto: Instalações da primeira fábrida da FORD no Brasil), autoesporte.globo.com, 16 de Abril de 2022

A Ford no Brasil

Na década de 50, a Ford se interessa em levar a sua marca para o mundo todo, trazendo assim a Ford para o Brasil nessa mesma década. Assim surgiu a Fábrica do Ipiranga, fabrica essa que empregava mais de 2500 funcionários, e produzia 125 carros por dia.

A fábrica começou com caminhões aqui no brasil, sendo o primeiro veículo, o Ford F-600. A empresa foi de caminhões, a tratores, até chegar em carros usados no dia a dia.

Carros clássicos Ford

Ford Galaxie (1967)

A começar com um clássico de luxo da Ford, o Galaxie possuía um interior muito espaçoso, e um lindo acabamento, que passava a sua marca de luxo por onde quer que passasse.

(Foto: Ford Galaxie 1967)

Ford Maverick (1973)

Com certeza um dos carros mais emblemáticos da Ford, que em entrou muito em alta após sair de linha. Seu Desing na época era considerado problemático, pois possuía pouco espaço no banco traseiro se comparado ao opala, porém isso não impediu o Maverick de se tornar um grande clássico.

(Foto: Ford Maverick 1973 )

Ford Ka (1997)

Esse não poderia ficar de fora, pois com certeza teve grande participação na formação da identidade de veículos nacionais. Era possível encontrar um desses por todo lugar.

(Foto: Ford Ka 1997)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

DNF 2025 em São Bernardo!

DNF 2025, São Bernardo deu o pontapé inicial as comemorações na manhã do Domingo (19/01), mais uma vez, o Shopping São Bernardo Plaza recebeu os clássicos da VW, uma linda festa preparada pelos amigos do Fusca Clube do Brasil.

Leia mais »

Segmento bate recorde em 2024

A cultura do antigomobilismo, que envolve a compra e o colecionamento de veículos antigos, tem se consolidado como uma prática crescente no Brasil. De acordo com um levantamento realizado pela JDA Research, sob a solicitação da Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA), esse mercado movimenta cerca de R$ 32,6 bilhões por ano no país. Os dados incluem gastos diretos, como manutenção (R$ 16,1 bilhões), comércio de carros antigos (R$ 12,3 bilhões), eventos especializados (R$ 3,5 bilhões) e despesas indiretas, como as mensalidades de clubes (R$ 768 milhões).

Leia mais »

Expo Campo de Marte 2024

6ª Edição do Encontro e Exposição de Carros Antigos – Campo de Marte. Evento beneficente realizado em parceria com a Relicario Autos Antigos e o Rotary Club de São Paulo Norte, nos dias 23 e 24 de novembro de 2024, o evento contou com uma incrível exposição de carros antigos, clássicos, caminhões, pick-ups e hot rods, além de feira de peças e antiguidades, praça de alimentação com food trucks, shows ao vivo, e muito mais!

Leia mais »

13° HOTVOLKS and Friends

No último final de semana (16 e 17 de Novembro), rolou mais uma edição do Hotvolks em Atibaia, São Paulo. O evento chegou a sua 13° edição, abraçando os adeptos do segmento Aircooled, um segmento em grande ascensão no cenário, segmento extremamente unido e apaixonado, do qual se auto intitularam “família”; E foi exatamente isso que encontramos por lá, uma grande união e demonstração de paixão, nós da Federação Paulista de Antigomobilismo, estivemos mais uma vez presente, fazendo valer o convite e prestigiando os organizadores e apoiando mais essa iniciativa.

Parabéns família Aircooled por mais um grande evento. Seguimos juntos, unindo as paixões e valorizando as culturas em suas variadas vertentes!

Leia mais »

Salão do Automóvel de 2025

Em 2025, o Salão do Automóvel de São Paulo retorna ao seu local histórico no Pavilhão do Anhembi, consolidando a importância do evento no calendário do automobilismo nacional. Serão 10 dias, de 22 de novembro a 1º de dezembro, para celebrar uma das maiores vitrines do setor automobilístico no mundo e um dos maiores eventos da indústria no Brasil.

Leia mais »
plugins premium WordPress