A história de Gerard Berger, o primeiro piloto da Red Bull na F1

A lenda austríaca, ajudou de forma significativa na construção da marca mundo a fora!

A Red Bull hoje em dia é uma das maiores empresas envolvidas no esporte de alta velocidade (F1), juntamente com Ferrari, Mercedes, entre outras, que fazem ou fizeram parte do esporte. A marca vem se destacando muito, então nada mais justo e pertinente, que falarmos sobre a história por trás do primeiro corredor de F1, sob o nome da Red Bull.

(Foto:Ferrari de Berger no final dos anos 80)

GERHARD BERGER

Esse é o nome do homem que conquistava o amor do público, muitas vezes não só por sua habilidade, mas também pelo seu carisma. Na época chamava muita atenção por ser uma pessoa de natureza brincalhona, cativando a todos que conviviam com ele, e a seus fãs. O lado competitivo do austríaco também se acentuava, o que o fez ter 10 Vitórias no Grand Prix.

O INÍCIO

A Red Bull estava muito certa de sua decisão, quando escolheram Gerhard Berger como o seu primeiro atleta a ter um patrocínio da empresa em 1989. A partir de então, estava ali selada uma união histórica, que resultaria em grandes resultados e objetivos realizados em nome da Red Bull.

O resultado dessa parceria foi instantâneo, a marca foi muito beneficiada por escolher essa forte imagem para representá-los; Os desempenhos nas corridas eram bons e satisfatórios, a base de fãs crescia cada vez mais, o que provava ainda mais, que por trás da personalidade descontraída e brincalhona de Berger, ele ainda mantinha o seu senso competitivo muito afiado.

(Foto: Berger atuando como piloto da Ferrari em 1989)
(Foto: Amigos além das pistas, Berger e Senna)

O INCIDENTE

Um acidente que abalou o esporte naquele mesmo ano, foi o da curva Tamburello (a mesma em que Senna sofreu o acidente). Ainda em 1989, no Gand Prix de Ímola em San Marino, Berger ao tentar efetuar uma curva, acabou não conseguindo controlar devidamente o veículo, e se chocou de frente com o muro em uma velocidade de 289 km/h. O carro foi despedaçado, e em seguida, as chamas tomaram conta do carro, em seguida chegaram os bombeiros para controlar a situação, conseguiram apagar totalmente o fogo e retirar Berger de lá, quando o tiraram estava desacordado, estado em que continuou por mais 3 minutos, porém seus maiores danos foram algumas queimaduras de segundo grau no braço, e algumas costelas trincadas.

(Foto: Momento do acidente de Berger em 1989, no GP de San Marino)
(Foto: Sequência do acidente, carro em chamas aguarda bombeiros)

APOSENTADORIA DOS COCKPITS

Após seu acidente, Berger continuou a competir até 1997, quando anunciou sua aponsetadoria das pistas; Porém, a parceria com a Red Bull, não acabou por aí. Anos depois, Gerhard Berger se tornou um dos proprietários da STR da Fórmula 1, antiga Equipe Minardi, tendo como principal parceira comercial, novamente a marca austríaca de bebidas energéticas Red Bull, ambos com 50% da equipe. Em novembro de 2008, ele vendeu sua parte para a Red Bull, prevendo dificuldades futuras para a equipe. Ainda hoje Berger atua nos bastidores da Fórmula 1, como executivo e chefe de equipes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Encontro de Antigos do Tatuapé

Encontro tradicional de final de ano, realizado no conhecido Auto Posto Cristais (Shell), localizado no bairro do Tatuapé em São Paulo. O evento mais uma vez reuniu estilos variados, desde clássicos a especiais, todos em uma grande confraternização!

Leia mais »

Veículos que completam 30 anos em 2025!

O ano de 2025 promete ser um marco para o mercado de antigomobilismo no Brasil e no mundo. Isso porque diversos modelos que marcaram as décadas de 1990 e 2000 irão completar 30 anos de lançamento, consolidando-se como clássicos modernos ou até mesmo como veículos históricos. A marca dos 30 anos é um divisor de águas no universo dos automóveis, e para os colecionadores, restauradores e entusiastas, o momento é perfeito para valorizar esses ícones do passado recente.

Leia mais »

Salão do Automóvel de 2025

Em 2025, o Salão do Automóvel de São Paulo retorna ao seu local histórico no Pavilhão do Anhembi, consolidando a importância do evento no calendário do automobilismo nacional. Serão 10 dias, de 22 de novembro a 1º de dezembro, para celebrar uma das maiores vitrines do setor automobilístico no mundo e um dos maiores eventos da indústria no Brasil.

Leia mais »

O Passat que “salvou” o primeiro Rock in Rio

No último final de semana (22/09), chegou ao fim a décima edição do mais famoso festival de música da américa latina, e um dos maiores e mais famosos do mundo, o Rock in Rio. A ediçã 2024 marcou também os 40 anos do festival, um megaevento que colocou o Rio de Janeiro no centro das atenções, mas também projetou o Brasil nas principais turnês musicais internacionais. Durante todas as suas 10 edições o evento foi acumulando histórias, recordes e curiosidades, e algumas delas iremos citar brevemente nessa matéria.

Leia mais »

Renault se inspira nos anos 70

O mundo do automóvel sempre esteve em constante evolução, mas alguns designs parecem desafiar o tempo, evocando emoções e paixões mesmo décadas após seu lançamento. O Renault 17, um clássico francês dos anos 1970, foi um desses carros que conquistou admiradores por seu design único e esportividade. Agora, o modelo renasce em uma versão moderna e sustentável, batizada de “R17 Electric Restomod”, que une o charme vintage ao futuro da mobilidade elétrica.

Leia mais »
plugins premium WordPress