Federação Paulista de Antigomobilismo

Lada Niva, o clássico a mais tempo em linha de produção!

Lançado em 1977, o Niva seguirá até 2027 quando completa 50 anos

Lançado no ano de 1977, o Lada Niva assegurou sua continuidade graças aos eventos desencadeados pela Guerra da Ucrânia, e está programado para permanecer em produção por pelo menos meio século.

(Foto:Imagem oficial de divulgação)

O Lada Niva figura entre os automóveis com maior longevidade de produção no mundo, mantendo-se notavelmente inalterado ao longo dos anos, e projeta manter essa característica por um período substancial. Inicialmente introduzido em 1977, durante a era da União Soviética, esse jipe russo está atualmente sendo preparado para celebrar seu quinquagésimo aniversário de produção.

Segundo revelou Maxim Sokolov, o atual CEO da AutoVAZ, em uma entrevista ao periódico russo Kommersant, o Lada Niva chegará ao marco de meio século de existência mantendo a essência original concebida na década de 1970, baseada no projeto do Fiat 124.

Essa decisão assinala uma mudança de planos por parte da Lada, ocasionada pelos desdobramentos decorrentes da Guerra da Ucrânia. Anteriormente propriedade da Renault, que já estava trabalhando em uma nova geração do SUV baseada no Sandero, mas preservando o design clássico, a Lada foi repassada ao controle da iniciativa pública russa após a fabricante francesa vender sua participação de 67% e sair do país. O plano inicial era aposentar a versão original, agora denominada Niva Legend, em 2025.

Desde então, a Rússia tem tentado contornar as sanções internacionais, adotando estratégias como a redução de componentes tecnológicos em seus veículos ou buscando a nacionalização de partes essenciais. A decisão de manter em produção um veículo tão robusto como o Lada Niva faz, agora, todo o sentido. Isso também é refletido nas vendas, que há tempos não atingiam números tão promissores, como os 3.135 veículos vendidos em junho. Sokolov observou: “Isso testemunha a popularidade de um veículo notável, com um design que resistiu ao teste do tempo e que, hoje, desfruta de um ressurgimento, com suas vendas em ascensão.”

(Foto:Imagem oficial de divulgação)
(Foto:Imagem oficial de divulgação)

No entanto, essa escolha não implica que o jipe permanecerá estático em termos de atualizações. A Lada planeja lançar uma edição comemorativa em honra aos 50 anos do Niva, que não apenas traria consigo atualizações visuais, mas também uma substancial modernização de sua mecânica.

Essa perspectiva é especialmente relevante, considerando que as atualizações recentes foram relativamente modestas. Em 2009, foram introduzidos novos bancos, amortecedores revisados, um painel redesenhado, embreagem dimensionada adequadamente e freios mais potentes. A versão de 2020 finalmente incorporou comandos giratórios para o ar-condicionado, tomadas de 12V e um painel de instrumentos com computador de bordo.

O próximo passo consiste em aproveitar a herança da Renault e implantar o motor 1.6 8V do Lada Vesta em uma configuração longitudinal, uma vez que ele atualmente é usado em uma orientação transversal. Isso também abriria caminho para uma versão esportiva do chamado Niva Sport, equipada com um motor 1.6 16V de 122 cv, marcando a primeira vez que um motor com duplo comando de válvulas seria aplicado ao pequeno 4×4 de fábrica.

Essa medida visa aumentar a potência e o torque, uma vez que o Niva ainda é equipado com o motor 1.7 de 83 cv e 13,2 kgfm, capaz de atingir 100 km/h em 17 segundos. No entanto, devido às sanções, é provável que as vendas permaneçam predominantemente restritas ao mercado russo e a nações aliadas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Homenagem aos Antigomobilistas na Câmara Municipal de Goiânia

Na noite de ontem, 9 de setembro, a Câmara Municipal de Goiânia foi palco de uma cerimônia especial: uma sessão solene em homenagem com recebimento do Diploma de Honra ao Mérito aos antigomobilistas da região, reafirmando a importância desse movimento cultural para a cidade e o país. A celebração já faz parte do calendário oficial de Goiânia, graças a uma iniciativa do vereador Lucas Kitão, ele mesmo um entusiasta dos veículos clássicos e membro da Associação dos Proprietários de Carros Antigos de Goiás (APCAR), filiada à Federação Paulista de Antigomobilismo (FPA).

Leia mais »

7 de Setembro e os Guardiões da Memória Automotiva

No Brasil, o Dia da Independência não é apenas um momento para relembrar a história do país, mas também para celebrar ícones que, de certa forma, representam um pedaço importante dessa trajetória. Entre bandeiras e desfiles, os carros clássicos nacionais surgem como verdadeiros guardiões de uma memória que vai além do motor, despertando nostalgia e orgulho nos corações dos brasileiros. Modelos como o Opala, Brasília, Fusca, Maverick e outros veículos que marcaram gerações são vistos como símbolos de uma época de sonhos, conquistas e, claro, independência.

Leia mais »

Retrô Garage em Extrema/MG

a cidade de Extrema em Minas Gerais, recebeu a edição 2024 do Retrô Garage, evento que reúne antigomobilistas, colecionadores, profissionais e adeptos da região mineira. Na edição desse ano fomos representados por Juliano Araújo, da Comissão Técnica da FPA.

Leia mais »

Três décadas do Plano Real

Neste mês de julho, comemoramos os 30 anos do Plano Real, uma transformação econômica que mudou o Brasil a partir de 1º de julho de 1994. Esta data marca o início da estabilidade econômica e o fim da hiperinflação, que atingia 2.700% ao ano. Esse cenário impactou profundamente o mercado automobilístico, onde os carros usados muitas vezes eram mais caros que os novos, devido ao ágio.

Leia mais »